• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtividade abaixo do esperado preocupa agricultores de Mato Grosso


Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 08h17

Agricultores de Mato Grosso estão preocupados com a produtividade abaixo do esperado que vem sendo registrada na colheita da safra de soja. Um comunicado divulgado na quinta-feira (5/2) pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-MT) reforça o alerta, considerando fatores como o clima desfavorável e a incidência de pragas.


Segundo a Aprosoja-MT, a expectativa é de chuvas abaixo das médias históricas entre fevereiro e março. A situação favorece a entrada das máquinas na lavoura, mas preocupa em função dos possíveis efeitos negativos sobre o desenvolvimento dos grãos.


"De forma geral, os agricultores de todas as regiões que já iniciaram a colheita estão relatando produtividades abaixo da média esperada para esta safra", diz Nery Ribas, diretor técnico da Associação, na nota.


A colheita da soja em Mato Grosso atingiu até a última sexta-feira (30/1) 10,4% da área, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). A produtividade média é de 51,70 sacas por hectare, depois de duas revisões seguidas para baixo. Em 15 de janeiro, estava em 53,50 sacas, número reduzido para 52,0 sacas na semana seguinte.


No norte do estado é onde o IMEA registra menor índice de rendimento até o final da semana passada, de 47,60 sacas por hectare. De acordo com a nota da Aprosoja-MT, a produtividade das lavouras na região está sendo afetada por pragas, especialmente a mosca branca.


Em Sinop, o agricultor e presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan, confirma que o clima é de apreensão. Em entrevista por telefone a Globo Rural, ele explica que a incidência de mosca branca está "como nunca se viu" e o controle da praga tem sido difícil. "Não dá para aplicar o inseticida porque dois dias depois já está tudo infestado de novo."


A área colhida em Sinop estava em 9,0% do total até a semana passada, conforme o IMEA, Antônio Galvan afirma que os relatos têm sido de rendimentos entre 45,0 e 50,0 sacas por hectare, ou até abaixo desse patamar. "Está todo mundo preocupado porque vai afetar a produtividade", afirma o produtor, que começa a colher até a próxima segunda-feira (9/2) os 2,5 mil hectares de soja que plantou nesta safra.


Fonte: Globo Rural. Por Raphael Salomão. 5 de fevereiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja