• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Painel da Interconf destaca oportunidades e desafios para exportação da carne bovina brasileira


Terça-feira, 2 de setembro de 2014 - 09h25

Os números mostram um cenário promissor para exportação da carne bovina brasileira. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indicam que as vendas brasileiras de carne no exterior cresceram 637,0% de 2000 a 2013, quase o dobro do aumento global das exportações brasileiras no período, que foi 336%. E os países para os quais o Brasil vende carne bovina aumentou de 106 para 142 no mesmo período.


Mas para que esse cenário de crescimento possa se manter, é fundamental que os pecuaristas entendam sua importância na cadeia produtiva, aproveitem as oportunidades, enfrentem os desafios e avaliem bem os impactos no mercado global de um produto que precisa atender às exigências de cada país. Este será o tema principal de um painel sobre exportações de carne bovina na 7ª Conferência Internacional de Confinadores - Interconf 2014, entre 15 e 18 de setembro, em Goiânia.


O painel "Quais garantias devem ser dadas pelo Brasil para o pleno acesso aos mercados internacionais? Como a cadeia pode agregar valor e aproveitar as oportunidades comerciais (segregação da produção, Cota Hilton, tipificação de carcaça)?" será realizado no dia 17/9, das 9h às 12h30.


O painel discutirá temas relevantes e atuais sobre a cadeia da carne bovina, incluindo: Desafios para eliminar as barreiras técnicas, comerciais e sanitárias; Impactos dos resíduos na cadeia da carne / Avermectinas / Beta agonista / Tuberculose / BSE; Estudo de caso NCBA - Como os Estados Unidos enfrentam essas barreiras; Garantias que devem ser dadas pelo Brasil para o pleno acesso aos mercados internacionais e como a cadeia pode agregar valor e aproveitar as oportunidades comerciais.


"Nossa proposta é debater a atuação do Brasil para superar as barreiras existentes, destacar os processos que precisam melhorar e enumerar as oportunidades comerciais que podemos estar perdendo, por ineficiência ou desconhecimento", destaca o gerente executivo da Assocon, Bruno Andrade.


Interconf 2014


O maior evento da pecuária intensiva da América Latina (15 a 18 de setembro de 2014, em Goiânia) debaterá questões relacionadas às oportunidades e desafios do setor pecuário e as estratégias aplicadas para o crescimento da produção de carne bovina no Brasil, com temas relacionados à política e ao mapeamento do consumo de carne no Brasil, incluindo palestra de abertura do jornalista da Rede Globo e Globonews, Alexandre Garcia.


A Interconf também terá minicursos técnicos voltados aos peões, capatazes e gestores de fazendas e discutirá: cenário econômico e perspectivas de consumo no Brasil; diferentes sistemas de produção e como o produtor pode aumentar sua produtividade/rentabilidade; desafios para ampliação do mercado internacional e como vender; e aspectos positivos da carne brasileira.


Inscrições: www.interconf.org.br


Telefone: 62 3432 0395


Fonte: Interconf. 1 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja