• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas no noroeste de Mato Grosso interrompem colheita do algodão


Sexta-feira, 29 de agosto de 2014 - 09h16

Áreas de instabilidade são observadas no noroeste de Mato Grosso e podem provocar chuvas isoladas sobre a região de Sapezal e ao norte de Sinop na quinta-feira (28/8). Não serão chuvas volumosas e nem generalizadas, mas suficientes para interromper a colheita do algodão e até mesmo poder prejudicar a qualidade das fibras.


- Além disso, essas chuvas poderão favorecer a brotação e desenvolvimento das sojas guaxas, tão prejudiciais à proliferação de ferrugem - comenta o agrometeorologista da SOMAR, Marco Antônio dos Santos.


No entanto, os agricultores precisam ficar atentos porque essas chuvas não são sinônimo da regularização do regime de chuvas nesse início de safra. Na próxima semana o tempo continuará seco em grande parte do Brasil, com exceção apenas para o Sul, onde temos mudanças previstas a partir deste domingo.


Por enquanto, no Sul, a massa de ar polar mantém as temperaturas extremamente baixas principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na noite de quarta-feira (27/8) e na manhã de quinta-feira (28/8) foram registradas geadas de fraca intensidade em vários campos desses Estados, mas sem prejuízos às lavouras.


Esta massa de ar seco impede o avanço de frentes frias, mantendo o tempo firme e sem previsões para chuvas ao longo desse restante de semana. Com isso, os produtores terão plenas condições de realizar todas as atividades de campo.


Esse tempo firme só deverá mudar no domingo (31/8) quando uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul provocando chuvas. Aos poucos, esse sistema irá avançar pelos demais Estados do Sul, onde deixará o tempo fechado e chuvoso no começa da próxima semana. Setembro pode ter volumes de até 200 milímetros entre o norte gaúcho e sul do Paraná.


Fonte: Canal Rural. 7 de Agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja