• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Paulistas iniciam inquérito para comprovar ausência da Peste Suína Clássica


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 09h36

Coordenadoria de Defesa Agropecuária inicia a partir desta semana o inquérito soroepidemiológico para comprovação da ausência da Peste Suína Clássica (PSC) em granjas de subsistência no estado de São Paulo. O monitoramento correrá em 320 criatórios cadastrados, envolvendo aproximadamente 4.800 animais em 39 Escritórios de Agropecuária (EDAs).

Segundo, Márcio Luiz Félix, médico veterinário da Defesa Agropecuária, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, "o objetivo é comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC e a manutenção do status sanitário (zona livre para a PSC) conquistado pelo estado de São Paulo em janeiro de 2001 com base nas exigências impostas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)". O último inquérito foi realizado no segundo semestre de 2012.

São Paulo tem uma população de suídeos estimada em um milhão de cabeças e realiza, a cada dois anos, o inquérito soroepidemiológico em criatório de suídeos para comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC.

Além do estado de São Paulo são declarados como zona livre de peste suína clássica os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rondônia, Acre, Distrito Federal e os municípios de Guajará, Boca do Acre, Canutama e Lábrea do estado do Amazonas.

As equipes de médicos veterinários da Defesa Agropecuária que irão realizar as colheitas de material para envio ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/Pedro Leopoldo/MG), do Ministério da Agricultura, receberam treinamento, realizado nos dias 20 e 21/8, em Campinas-SP.

Fonte: SAA. 27 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja