• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima favorece o cultivo do trigo no Paraná


Sexta-feira, 22 de agosto de 2014 - 09h15

Começou a colheita do trigo no Paraná. O clima ajudou e a produtividade, nesta safra, deve ser 50,0% maior.


Em Arapongas, região norte do estado, Valdir Eldes Valdrich plantou trigo em uma área de 270,0 hectares, a mesma do ano passado. O produtor prevê colher até 50 sacas por hectare, o que significa uma boa colheita.


"O ano passado os custos eram menores e produtividade também aparentava ser boa, porém a geada levou tudo por água abaixo. Esse ano, os investimentos foram os mesmos, os custos maiores, mas a produção está respondendo ao tratamento que foi feito", diz.


A colheita do trigo no Paraná vai até novembro. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra do estado deverá chegar a 3,9 milhões de toneladas nesta safra, mais que o dobro do ano passado.


Em 2013, a geada prejudicou bastante o trigo, mas nesta safra, o clima tem sido favorável à cultura, até o momento. A chuva, por exemplo, veio na quantidade certa e no momento certo.


"O clima, até o momento, está excelente, principalmente para quem está colhendo. Se ocorrer chuva, esperamos que seja rápida, que não venha tirar nem a qualidade nem a produtividade do produtor", explica Giovane Reis Vila, engenheiro agrônomo.

Fonte: Canal Rural. 21 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja