• Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Leilão de subvenção ao milho tem disputa nas principais regiões de Mato Grosso

Primeiro leilão PEPRO de milho teve fortes disputas nas principais regiões agrícolas de Mato Grosso.


O primeiro leilão de prêmios de subvenção aos produtores de milho teve fortes disputas nas principais regiões agrícolas de Mato Grosso na quarta-feira (20/8), informou a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O chamado Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (PEPRO) é oferecido pelo governo para compensar valores de mercado abaixo do preço mínimo oficial.

Com os leilões de PEPRO, o fluxo de negócios de milho deverá aumentar, propiciando que o produto chegue às regiões portuárias, o que colabora para um aumento da exportação do país no segundo semestre, segundo analistas.

Nas regiões norte, centro-oeste, centro-sul e sudeste de Mato Grosso, que concentram boa parte das lavouras de milho do Estado, e em Goiás, foram arrematados todos os lotes disponíveis, com deságios variando entre 44,0% e 10,0%.

Os descontos aceitos pelos produtores em relação ao prêmio inicialmente oferecido pela CONAB indicam forte competição no leilão.

Apenas no nordeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul não foram arrematados todos os lotes disponíveis.

Diversas entidades representativas de produtores haviam pedido nas últimas semanas ao Ministério da Agricultura a realização de novos leilões de PEPRO, num momento em que os preços do grão MAZ-PIDX-BRL estão perto do menor patamar em 4 anos no mercado doméstico.

Mato Grosso é o maior produtor de milho do país, e está com a colheita da safra de inverno praticamente encerrada.

Devido principalmente às distâncias e às deficiências na logística de transporte, agricultores do Estado enfrentam dificuldades de escoar o milho a preços que cubram os custos de produção.

A Conab ofereceu nesta quarta-feira prêmios para 1,05 milhão de toneladas, dos quais 85,5% foram arrematados.

O leilão movimentou R$29,12 milhões. O governo federal autorizou um total de R$500,00 milhões para PEPROs de milho este ano no país.

Fonte: Reuters. Por Gustavo Bonato. 20 de agosto de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja