• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CTNBio libera vacina contra vírus que ataca suínos


Sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 09h31

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, deferiu pedido de liberação comercial da vacina inativada contra a circovirose suína denominada  Pro-Vac Circomaster, apresentado pela empresa Laboratórios Vencofarma do Brasil Ltda. Extrato do parecer técnico de liberação foi publicado no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (11/6).


"A CTNBio concluiu que o presente pedido atende às normas e legislação pertinentes que visam garantir a biossegurança do meio ambiente, agricultura, saúde humana e animal", diz o extrato, acrescentando que a decisão não exime a empresa de cumprir demais legislações aplicáveis.


Segundo um parecer de 2007 disponibilizado no portal da CTNBio na Internet, "a circovirose suína é uma doença infectocontagiosa de etiologia viral ocasionada pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV 2 - porcine circovirus type 2), classificado na família Circoviridae, gênero Circovirus".  Assinado pelo professor Amauri Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o texto informa que a doença, identificada pela primeira vez no Brasil em 2000, provoca emagrecimento progressivo dos animais, sendo  "uma das grandes preocupações em termos de sanidade que afligem suinocultores".


Segundo o professor, a redução nos índices de produtividade, provocada pela doença, "acarreta prejuízos econômicos consideráveis nesse importante setor do agronegócio brasileiro e diminui a competitividade da carne suína brasileira no mercado internacional devido ao aumento nos custos de produção".


Fonte: Valor Econômico. Por Mônica Izaguirre. 11 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja