• Domingo, 16 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Em queda nas usinas, etanol voltou a subir nos postos

A valorização nos postos não refletiu as oscilações nas usinas, onde os preços do etanol recuaram pela quinta semana consecutiva.


Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) voltaram a subir nos postos da maior parte dos estados brasileiros na semana encerrada no dia 5 de abril.

Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o biocombustível ficou mais caro ao consumidor final em 16 Estados, inclusive em São Paulo, onde o preço médio na bomba subiu 0,096%, para R$2,069 o litro. A maior alta semanal foi verificada no Maranhão (2,01%).

A valorização nos postos não refletiu as oscilações nas usinas, onde os preços do etanol recuaram pela quinta semana consecutiva. O indicador CEPEA/ESALQ para o hidratado caiu 6,08%, a R$1,304 o litro no período entre 31 de março e 4 de abril. Nas últimas seis semanas, o indicador passou a acumular queda de 9,35%.

Ainda segundo dados da ANP, os preços do etanol hidratado recuaram na última semana ao consumidor final em seis Estados e do Distrito Federal. 

Em nenhum Estado brasileiro compensa ao consumidor usar etanol em vez de gasolina, segundo o parâmetro de que essa viabilidade existe se o preço do biocombustível equivale a menos de 70,0% do preço da gasolina. Há, no entanto, estudos que indicam que esse percentual pode chegar a 79,0%.

Fonte: Valor Econômico. Por Fabiana Batista. 07 de abril de 2014.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja