• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores de MT investem mais no combate às pragas das lavouras


Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - 09h30

Depois de enfrentar muita dificuldade para controlar o ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas lavouras de algodão, os agricultores de Mato Grosso dizem que agora estão mais preparados.


Nesta safra, eles investiram mais em sementes transgênicas e também no monitoramento das lavouras.O plantio do algodão começou há quase um mês. Esta é a segunda safra com a presença da Helicoverpa armígera nas lavouras. No ano passado, os produtores foram pegos de surpresa com o aparecimento da lagarta e tiveram dificuldades para combatê-la.


Agora, a situação é diferente. Depois do prejuízo na safra passada, o produtor já reage quando o assunto é o ataque da praga. Uma das estratégias é o investimento em biotecnologia. "São plantas modificadas geneticamente, que passam a produzir enzimas, os chamados cristais. No momento que a lagarta eclode, que ela nasce, e começa a se alimentar da planta do algodão, ela entra em contato com os cristais e morre", explica Fábio Schimt, gerente da fazenda.


Nas propriedades que adotaram a medida, como uma em Pedra Preta, região sul de Mato Grosso, houve um aumento de 30,0% nos custos na comparação com a última safra.


O monitoramento das plantações é outra medida que está sendo tomada contra a Helicoverpa armígera. Nos primeiros estágios de desenvolvimento, a lagarta prefere ficar nas folhas superiores das plantas e assim é mais fácil identificá-la na lavoura.


Como estão combatendo cedo a Helicoverpa e as plantas estão se desenvolvendo bem, os produtores estão otimistas com esta safra e já pensam em recuperar as perdas.


"O mercado internacional está mais lento, mas o mercado interno está muito bom. As negociações com o mercado interno estão bastante interessantes e os produtores estão animados de novo com o plantio de algodão", conta Fábio. 


Fonte: Canal Rural. 9 de janeiro de 2014. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja