• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estação de monta impulsiona mercado de inseminação artificial bovina


Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 09h10

A estação de monta movimenta as fazendas e outros setores ligados à pecuária bovina, como, por exemplo, a compra de medicamentos, a contratação de técnicos e a aquisição de material genético. É um dos períodos de maior venda nas centrais de inseminação artificial, que, neste ano, apresentam expectativa de crescimento de até 25,0% em relação ao mesmo período do ano passado.


A importância da estação de monta será abordada em uma série especial de três reportagens produzidas para o Jornal da Pecuária.


- Neste ano, temos chuva, solo molhado, capim crescendo, e o gado está recuperando o escore corporal. E temos uma valorização muito grande da arroba e do preço do bezerro de qualidade - analisa o diretor da ABS Pecplan, Márcio Nery.


A estação de monta é uma estratégia, cada vez mais usada nas fazendas brasileiras, para programar a reprodução dos animais, principalmente os de corte. Com isso, o criador organiza os trabalhos da fazenda, além de padronizar o rebanho, concentrar o nascimento dos bezerros e ajudar na seleção dos animais.


Até o mês que vem, essa será a rotina na Fazenda Santa Marta, no município de Campo Florido, no Triângulo Mineiro. O foco é a reprodução do rebanho nelore PO. Conseguir fazer a cobertura de todas as 1,2 mil fêmeas até o fim do ano somente é possível organizando o trabalho em um período próprio.


A cobertura das fêmeas pode ser feita por meio de monta natural, inseminação artificial convencional ou inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Uma estratégia complementa a outra na busca por uma taxa de prenhez cada vez maior, diminuindo o número de vacas vazias.


De acordo com o gerente da Fazenda Santa Marta, Daniel Anelli, uma vaca que não emprenhou no período correto da estação de monta vai para o descarte. Ele explica que, na propriedade, os manejos são programados.


- Todas as segundas, terças e sextas há manejo de IATF, de inseminação artificial e de implante. Organizamos assim para a equipe trabalhar melhor - diz Anelli.


Segundo o gerente de produto corte zebu da ABS, Gustavo Morales, com a estação de monta bem feita se consegue melhorar os índices zootécnicos das propriedades.


- Você tem vários dados para fazer a seleção e o melhoramento genético do rebanho dentro da propriedade - afirma.


O período ideal para se fazer a estação de monta é aquele em que há uma maior oferta de alimento, ou seja, pastagem de qualidade. Nos estados das regiões mais ao Centro do Brasil, isso geralmente acontece entre os meses de novembro e janeiro.


Fazendo esse planejamento, os bezerros consequentemente irão nascer no início do próximo período chuvoso. Segundo pesquisas, isso favorece um melhor peso à desmama.


Fonte: Canal Rural. 20 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja