• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Uma década de transgênicos no Brasil


Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 09h31

Esta semana completa-se uma década da liberação dos transgênicos nas lavouras brasileiras. 


O Brasil luta com os Estados Unidos pela liderança mundial na produção de grãos geneticamente modificados, que após oito safras recordes consecutivas, a produção de soja avançou 56,0%, por exemplo, enquanto o preço do grão em dólar atingiu uma valorização de 140,0%.


Cleiton Cavagnoli, engenheiro agrônomo e gerente de vendas da Alltech Crop Science, sediado em uma das maiores regiões produtora de grãos no Brasil, o Planalto Central, conta que a transgenia para o glifosato vem sendo utilizada em grandes percentuais, mas ainda é pouca. 


"Com relação ao controle de insetos, é com certeza uma ferramenta muito importante, mas que vem se mostrando frágil, já que dentro muito pouco tempo os insetos criam resistência e a tecnologia se perde. A solução que podemos tirar é que a transgenia não é solução para tudo, mas sim uma ferramenta que bem administrada, serve para auxiliar no manejo e que deve estar se renovando sempre", explica.


Cleiton conta que a grande vantagem da transgenia é a facilidade no manejo das pragas e plantas daninhas, além de maior incremento no potencial produtivo dos cultivos a serem plantados. Já a desvantagem é ter o custo dos royalties pagos pelos produtores além da seleção das plantas daninhas e pragas. "No futuro, devem ser incorporados outros genes aos transgênicos, não visando somente altos índices produtivos ou de resistência, mas sim termos qualitativos" prevê Cleiton.


Fonte: Alltech. 18 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja