• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Investimentos em pesquisa e saúde animal têm importância estratégica, afirma pesquisadora da Embrapa


Segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 09h23

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Janice Zanella, afirmou em entrevista ao programa Conexão Ciência, da Embrapa e da NBR, que investimentos em pesquisa e em saúde animal têm importância estratégica. Zanella afirmou que pesquisa, vigilância sanitária e atenção ao uso da terra são algumas das medidas necessárias para prevenir doenças de origem animal.


- As cidades estão crescendo, invadindo novos habitats, as pessoas estão morando mais próximas de regiões antes não habitadas e os cursos dos rios estão mudando. Isso faz com que os vírus e bactérias que estavam restritos a determinadas regiões se desloquem - explicou.


Para ela, o fato de as pessoas também estarem envelhecendo mais propicia a diminuição da imunidade, o que faz com que o homem fique mais suscetível a doenças. Segundo a pesquisadora, a sanidade animal deve ser tratada de forma estratégica, uma vez que afeta diretamente a segurança alimentar e a saúde humana. A prevenção nesse caso é fundamental.


- A pesquisa pode contribuir e muito porque nós temos a ferramenta, o conhecimento, parceiros. E é preciso que essas forças se unam para poder estudar uma estratégia para evitar que o Brasil seja berço de uma doença emergente. Isso pode prejudicar muito a produção nacional e a saúde dos consumidores - disse.


Fonte: Embrapa. 8 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja