• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CAMEX aprova cota adicional de importação de trigo com tarifa zero


Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 09h22

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que foi publicada no Diário Oficial da União dia 30/10, quarta-feira, a resolução da CAMEX (Cãmara de Comércio Exterior) que concede uma cota adicional de 600,0 mil toneladas para importação de trigo em grão, até 30 de novembro deste ano, com tarifa zero. A alíquota normal do imposto de importação para o produto é de 10%.


"A ampliação da cota (com tarifa zero) foi motivada pela escassez do produto nos mercados brasileiro e argentino. Produtores dos dois países tiveram perdas nas safras de 2013 e 2014, devido a problemas climáticos. A Argentina era o principal fornecedor externo de trigo para o mercado brasileiro", informou o MDIC.


O governo lembra que, em abril deste ano, a alíquota do trigo em grão foi reduzida de 10% para zero, para uma cota de 1 milhão de toneladas. Em função dos problemas com as safras no MERCOSUL, o prazo tem sido estendido e a cota ampliada.


Com a decisão de hoje, o total autorizado para importação com redução tarifária em 2013 chega a 3,3 milhões de toneladas, acrescentou o MDIC.


O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior informou ainda que continuará a acompanhar a "evolução do mercado de trigo" e a "monitorar seus efeitos na economia, com a preocupação de resguardar também os interesses dos agricultores brasileiros".


Fonte: Globo Rural. 30 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja