• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção do algodão pode ser até 13% maior em Mato Grosso


Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 09h19

O custo para produzir algodão pode ser até 13,0% mais caro na safra 2013/2014 em Mato Grosso e chegar a R$5,8 mil por hectare. O cálculo é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).


A participação da semente no custo total passou de 4,0% na safra 2012/2013 para algo em torno dos 10,0% para a safra nova. Um dos motivos, segundo o IMEA, é o surgimento de uma nova tecnologia, que tem sido privilegiada pelos produtores, por possibilitar a resistência a pragas, como a helicoverpa.


"Essa nova semente auxilia os produtores no controle da praga, e na racionalização no uso de insumos, consumo de água e de combustível para a operação das máquinas", avalia o IMEA.


Com relação ao mercado, os pesquisadores registraram queda nos preços da pluma na semana passada, com movimento fraco nos negócios. Na semana passada, houve uma desvalorização de 2,1% em relação à anterior. Mas em comparação com setembro, o valor ainda é 1,0% maior.


Já o algodão em caroço teve um aumento de 9,0% na média do estado. Considerando algumas praças, individualmente, há diferentes níveis de alta, de acordo com a demanda local. Em Sapezal, por exemplo, houve uma valorização de 5,0% e em Campo Verde de 12,0%.


Fonte: Globo Rural. 30 de Outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja