• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Vietnã compra 400 mil toneladas de milho do Brasil

Com receio de aumento dos preços de milho no mercado global, empresas vietnamitas compram aproximadamente 400 mil toneladas de milho brasileiro para embarcar entre janeiro e março do próximo ano.


O Vietnã comprou pelo menos 400 mil toneladas de milho brasileiro, em uma série de negócios para embarque entre janeiro e março do ano que vem, disseram executivos de tradings na quarta-feira (23/10).

As aquisições foram feitas a cerca de US$245/t e US$250/t (CFR, incluindo custo e frete, mas sem o seguro), para entrega nos portos de Cai Mep e Hai Phong, respectivamente.

Geralmente moinhos vietnamitas não compram milho com tanta antecedência, mas os preços mais altos nas últimas três semanas os levaram a fazer grandes compras depois da última correção para baixo das cotações, afirmou um importador de Ho Chi Minh.

Quando os preços globais do milho alcançaram a mínima em três anos recentemente, importadores do Leste Asiático começaram a adquirir agressivamente cargas de volumes maiores do que as suas necessidades em meio a temores de que qualquer adversidade climática possa impulsionar as cotações novamente.

Moinhos vietnamitas estão buscando milho principalmente no Brasil, cujo produto ainda está com desconto em relação ao norte-americano.

Em outubro, 500 toneladas de milho brasileiro foram carregadas com destino ao Vietnã, afirmaram importadores. Volumes semelhantes devem ser carregados em novembro e dezembro, segundo eles.

Esses volumes estão bem acima das necessidades vietnamitas. O Vietnã produz mais de 5 milhões de toneladas de milho por ano, mas ainda tem de importar o grão devido ao aumento da demanda por ração.

A demanda por alimentação animal no país cresce cerca de 5% ao ano, devido ao aumento do consumo de carne, principalmente suína. No entanto, as importações vietnamitas anuais de milho costumam ficar entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas.

"Importações mensais de quase 500 mil toneladas do Brasil são anormais, e o Vietnã, com certeza vai ser inundado de milho", disse um dos importadores.

Fonte: Agencia Estado. 23 de outubro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja