• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Gasto com trigo importado sobe 41%


Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 - 08h59

As importações de trigo do Brasil somaram 7,0 milhões de toneladas nos últimos 12 meses até julho, o maior volume desde igual período de 2007.


As aquisições crescem devido à quebra da safra brasileira e ocorrem em um momento de redução também na produção argentina, país fornecedor do Brasil.


O país teve de buscar trigo em outros mercados, com preços mais elevados. O resultado foi que o volume importado de trigo subiu 16,0%, e os gastos, 41,0%, nos últimos 12 meses, somando US$2,26 bilhões.


Liberadas para importar trigo de outras regiões, mas com os mesmos benefícios do Mercosul, as indústrias buscaram novos mercados que incluíram de Canadá a Estados Unidos.


O grande destaque, no entanto, foram os norte-americanos, que venderam 991,0 mil toneladas do cereal para o Brasil apenas neste ano. A participação dos EUA nas importações brasileiras, pouco representativas no ano passado, subiu para 24,0% neste ano.


Os produtores brasileiros também aproveitaram o bom momento de preços externos. Com dificuldades na comercialização interna, exportaram 1,2 milhão de toneladas neste ano, 37% menos, no entanto, do que as de janeiro a julho do ano passado.


Fonte: Folha de São Paulo. 9 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja