• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queijo de Minas ganha centro de qualidade


Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 08h55

Está marcada para o próxima quinta-feira (8/8) a inauguração do primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal, no município de Medeiros, na região da Serra da Canastra, Centro-Oeste do estado. Por meio do centro, nove agricultores familiares da região poderão comercializar a iguaria em todo o país, respaldados por mecanismo do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). Acordo inédito entre o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e os serviços de inspeção sanitária de Minas, executados pelo IMA, possibilitaram a liberação de documento que legaliza a comercialização queijo minas artesanal em todos os estados brasileiros.


O queijo maturado é o único reconhecido como minas artesanal pela legislação vigente, a Lei Estadual 20.549/12. Os centros de qualidade serão destinados à maturação, tendo em vista que a qualidade sensorial do produto está ligada a esse quesito.


"Isso justificou os esforços do Estado na conclusão deste projeto, que foi idealizado devido à escassez de recursos para construção de pequenas queijarias", disse o coordenador técnico da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Albany Arcega.


"Além de oferecer um ambiente adequado e amplo para uma perfeita maturação, a iniciativa vai ao encontro das necessidades dos pequenos produtores da região, pois além de maturar, será suporte logístico para coleta, seleção, embalagem e distribuição para os grandes centros de consumo", explica o coordenador técnico.


"Apesar da possibilidade do comércio individual, acreditamos que, coletivamente, o processo de comercialização se torne viável, principalmente por atender a questões relacionadas ao volume e regularidade na distribuição, alcançada apenas de forma grupal", acrescenta.


Produção


De acordo com a EMATER-MG, 9.445 agricultores nas cinco regiões produtoras tradicionais (Serro, Canastra, Araxá, Campos das Vertentes e Cerrado) são responsáveis por uma produção de cerca de 29 mil toneladas de queijo minas artesanal por ano, o que gera cerca de 26 mil empregos diretos. Só em Medeiros, onde se fabrica a iguaria há mais de 200 anos, a estimativa é que existam cerca de 400 fabricantes que produzem, diariamente, cerca de oito toneladas.


A EMATER-MG e o IMA, vinculados à SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), há anos se mobiliza para efetivar o projeto que favorece o agricultor familiar. A ideia é construir centros de qualidade nas cinco regiões tradicionais, ampliando o benefício aos produtores.


Fonte: Diário do Comércio. 5 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja