• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Paranaguá realiza testes para carregamentos com chuva


Quarta-feira, 10 de julho de 2013 - 09h01

O Porto de Paranaguá, uma das principais destinos para o embarque de grãos no país, está testando um equipamento de cobertura para os navios receberem as cargas mesmo durante as chuvas. A cobertura, que vem sendo desenvolvida há 14 meses por uma empresa de São José dos Pinhais (PR), é acoplada na ponteira do shiploader (máquina que carrega os navios) e encaixada no porão das embarcações, isolando a área da umidade.


O primeiro teste foi realizado do dia 3 de julho. A partir de agora, serão realizados diferentes testes para certificar a eficiência da estrutura. "Estamos trabalhando para tentar resolver este problema histórico dos portos que é a impossibilidade de embarcar grãos nos dias de chuva. Se esta solução se mostrar eficiente, o Porto de Paranaguá poderá ser o primeiro porto do Brasil a operar carga de grãos mesmo com chuva", explica o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, que participou dos testes juntamente com o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.


Segundo a administração do Porto de Paranaguá, o equipamento faz parte de um projeto pioneiro para o embarque de grãos com chuvas. Milho, soja e farelos não toleram nenhum índice de umidade, sob o risco de se perder toda a carga que, molhada, fermenta e apodrece. Até hoje, foram discutidas no Brasil soluções para embarque de açúcar nessas condições, já que o produto que permite certo nível de umidade, pois é embarcado bruto para refino no exterior.


O equipamento testado deverá operar somente com chuvas leves. Em caso de chuvas intensas e ventos, ele será desativado para resguardar a segurança dos trabalhadores, da carga e do navio. De janeiro a junho deste ano, o Porto de Paranaguá registrou 51 dias de paralisações nas operações do Corredor de Exportação em função de chuvas.


Fonte: G1-Globo Rural. 9 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja