• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores brasileiros de soja já começam a planejar o plantio de novas variedades de sementes


Sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 08h47

Após a liberação de três novas variedades de sementes transgênicas de soja pela China, os produtores brasileiros começam a pensar no plantio. O país asiático responde atualmente por cerca de 70,0% da soja exportada pelo Brasil.


A semente Intacta RR2 Pro, da multinacional Monsanto, que tem a propriedade para suprimir população de lagartas e é resistente a glifosato, além da CV127, criada pela BASF em parceria com a Embrapa, e a Liberty Link, da Bayer, que são tolerantes a herbicidas foram aprovadas.


A Intacta RR2 PRO, que é uma das mais esperadas pelo setor, deve ser plantada em larga escala já a partir de setembro. A semente chega ao campo com a garantia de ser resistente a quatro tipos de lagartas que afetam as lavouras de soja, a lagarta falsa medianeira, a lagarta da soja, a lagarta das maças e a broca das axilas.


A dúvida dos produtores é se a variedade vai ser resistente à lagarta Helicoverpa, que nessa safra causou muitos prejuízos para os principais estados produtores. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, no oeste da Bahia as perdas passaram de R$1,00 bilhão.


Segundo o presidente da multinacional, Monsanto, Rodrigo Santos, durante os testes realizados na safra passada, nenhum ataque da helicoverpa foi percebido.  No entanto, existe a necessidade de um manejo integrado para que a tecnologia da nova variedade não se perca.


Fonte: Canal Rural. Por Daniel Morales. 12 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja