• Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Uma dezena de pragas exóticas ameaça o Brasil

Professor da USP afirma que pelo menos uma dezena de pragas exóticas poderá entrar no país nos próximos anos.


Pelo menos uma dezena de pragas exóticas poderá entrar no país nos próximos anos. As consequências serão desastrosas. A afirmação é de Aldo Malavasi, professor aposentado de genética da USP e diretor da Moscamed.

As consequências são diminuição de produção, contaminação maior e perda de mercado externo.

As perdas ficam para os produtores. Eles têm custos mais elevados, ao ter de utilizar novos defensivos e em quantidade maior, e sofrem com a queda na produção.

Mas o país também perde porque aumentarão as barreiras comerciais devido às novas pragas.

Malavasi diz que essas novas pragas entram com facilidade nas fronteiras brasileira. Um dos motivos é a omissão do Ministério da Agricultura na fiscalização.

Esse problema existe também em outros países, mas, quando ocorrem, existe um sistema de detecção efetivo. Ele cita Nova Zelândia, Chile e Estados Unidos, onde a preocupação com a biossegurança é grande.

Malavasi diz que o país necessita de uma reforma radical da defesa vegetal. Caso contrário, o país continuará tendo a entrada de uma praga a cada dois anos. Elas podem vir de África, Venezuela, Paraguai e outros países.

O Ministério da Agricultura diz que tem 28 postos nas fronteiras, com equipes que atuam permanentemente. Mas não é possível cobrir toda a extensão dos limites do Brasil, em razão das proporções continentais do país.

Não há omissão e não é possível a segurança absoluta, diz o ministério. Os esforços estão nos pontos críticos.

Pesquisadores, especialistas e governo se reúnem amanhã em São Paulo para discutir o assunto.

Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 22 de maio de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja