• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Citricultura enfrenta o seu pior momento


Terça-feira, 9 de abril de 2013 - 08h53

A crise na citricultura só se agrava com a incidência do greening e do cancro cítrico nos laranjais. Por questões de produtividade, altos estoques e a crise econômica mundial, de 2011 até hoje o setor enfrenta seu pior momento.


O estado de São Paulo, maior produtor do mundo, arcou com as consequências de duas supersafras (2011/2012 e 2012/2013), que fizeram muitos agricultores perderem suas frutas.


A indústria, em contrapartida, não conseguiu comprar toda a produção, porque já tinha alto estoque de polpa em suas fábricas.


Juntou-se a isso a queda de consumo do suco no mundo por causa da crise econômica na Europa e da entrada de novas bebidas - o que fez com que a indústria não conseguisse vender além dos estoques.


Para encontrar soluções para o problema dos produtores, a Câmara Setorial da Citricultura trabalha com o governo federal para colocar suco de laranja 100% natural no mercado brasileiro, como acontece nos EUA e na Europa.


"Se viabilizarmos o suco reconstituído no mercado brasileiro, vamos ter mais sustentabilidade", diz Marco Antônio dos Santos, do sindicato de Taquaritinga.


Especialistas dizem que a situação deve melhorar na próxima safra (2013/2014), porque ela será menor. Com isso, dizem eles, os preços dos cítricos devem subir.


Fonte: Folha de São Paulo. Pela Redação. 7 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja