• Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Comissão do Congresso Nacional inicia debates para rever pontos da Lei dos Motoristas

Lei dos Motoristas pode ter alguns pontos revisados tentando evitar o apagão logístico.


A comissão especial criada para rever a chamada Lei dos Motoristas, que dita regras sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros no país, realizou na terça-feira (26/3), a primeira audiência pública na Câmara dos Deputados. A intenção é rever pontos da lei, que já está em vigor, como a obrigatoriedade das pausas durante a jornada de trabalho e a carência de pontos de parada nas rodovias federais.

A Lei que regulamenta a profissão dos motoristas gera ainda polêmica. Por isso, o Congresso Nacional discute formas de alterar pontos da Lei, como o descanso obrigatório de 30 minutos a cada quatro horas de direção e 11 horas diárias de repouso. Além disso, as rodovias brasileiras não teriam infraestrutura adequada para oferecer locais de descanso em número suficiente e de forma segura. O presidente da comissão ainda afirma que é preciso alterar a lei por falta de condições de logística.

- Estamos em plena safra e não podemos ter o risco de apagão logístico. O governo está ciente da precariedade das nossas estradas, do problema que está sendo o aumento do frete, a falta de motoristas, a falta de segurança, a falta de infraestrutura. Isso não pode ser jogado de uma hora para outra na responsabilidade daqueles que transportam. Nós esperamos que o governo ajude a gente a buscar uma solução - afirma o presidente da Comissão, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

A Comissão pretende concluir os trabalhos e apresentar o relatório final para aprovação na Câmara até o fim de abril.

Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 26 de março de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja