• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

BRF se prepara para virar uma multinacional de alimentos


Quarta-feira, 6 de março de 2013 - 15h02

Empresa criada a partir da fusão entre Sadia e Perdigão, a Brasil Foods (BRF) prepara a casa para dar uma virada no mercado global e tornar-se uma multinacional de alimentos.


A indústria quer deixar de ser uma exportadora de commodities e substituir cada vez mais as vendas de carne in natura por alimentos processados, com marca, conveniência e valor agregado.


"Queremos replicar o modelo de negócios do mercado interno para o externo", disse terça-feira (5/3) Antonio Augusto De Toni, vice-presidente de mercado externo da empresa.


"Estamos criando uma estrutura para a globalização", afirmou o presidente da BRF, José Antonio do Prado Fay.


A estrutura inclui uma nova organização para a corporação. A operação global deve ser separada da brasileira, com a nomeação de um presidente global para a BRF.


O nome de Fay é o mais provável para o posto. Ao completar 61 anos, em novembro de 2014, será obrigado pelo estatuto da BRF a deixar a presidência-executiva.


Segundo ele, a nova estrutura começou a ser discutida em setembro do ano passado, mas a decisão caberá ao novo conselho de administração, que será eleito em abril.


A internacionalização da BRF deve ser o foco de seu novo conselho, que pode ter o empresário Abilio Diniz como presidente e o ex-presidente da Previ Sergio Rosa, um dos responsáveis pela globalização da mineradora Vale, como vice.


Marca global


Embora produtos com as marcas Sadia e Perdix já possam ser encontrados nos 140 países para os quais a empresa exporta, a BRF quer ampliar a presença nas gôndolas estrangeiras.


O primeiro passo foi investir em marketing. Após 18 meses de trabalho, foi criada uma nova identidade visual para a marca Sadia, única para todo o mundo, e que será trabalhada como premium.


Na área operacional, o plano é processar a carne produzida no Brasil em unidades no exterior. Até o final deste ano, a empresa inaugura uma fábrica de processados em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e define a construção de outra unidade na China.


Outro ponto da estratégia é ampliar a distribuição própria no exterior. No ano passado, 22,0% dos produtos vendidos pela BRF fora do país tiveram distribuição própria. A empresa quer ampliar esse percentual para 30,0% em 2013.


Ao eliminar um intermediário, a empresa pode aumentar sua margem de lucro, que foi impactada no ano passado pelo aumento dos custos.


A maior processadora de alimentos do país teve queda de 41,0% no lucro de 2012, para R$813,00 milhões.


Apesar de melhora expressiva no quarto trimestre, o resultado foi prejudicado pelo cumprimento do acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que obrigou a empresa a vender ativos que equivalem a um terço da receita no país.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Tatiana Freitas. 6 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja