• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

China compra soja dos EUA por congestionamentos em portos do Brasil


Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 08h42

Importadores chineses compraram até nove carregamentos de soja dos Estados Unidos na última semana para embarques a partir do próximo mês, com congestionamentos nos portos do Brasil provavelmente atrasando exportações do país sul-americano, disseram fontes do mercado na quinta-feira (21).


Pelo menos dois desses carregamentos, contendo entre 50 mil e 60 mil toneladas, tinham sido previamente encomendados no Brasil, sendo trocados para origens na costa norte-americana do Golfo, por conta de demoras nos portos brasileiros de até 40 dias, segundo operadores.


O restante inclui compras anteriores do maior importador de soja do mundo, trocadas para embarques na costa do Pacífico dos EUA, uma rota mais curta entre os Estados Unidos e a Ásia. Alguns carregamentos podem ser novas compras também, segundo as fontes, que preferem ficar no anonimato.


As filas de navios nos dois maiores portos de grãos do Brasil, Santos e Paranaguá, estão grandes para esta época do ano, devido à forte demanda global pela safra velha de milho do Brasil e pela nova safra de soja, segundo dados da SA Commodities.


Além disso, uma greve de trabalhadores portuários prevista para os próximos dias pode aumentar as filas de navios nos portos.


A demanda chinesa pela soja da safra velha dos EUA ajudou a sustentar os preços na bolsa de Chicago.


Exportadores já venderam 34 milhões de toneladas de soja norte-americana para embarque na safra 2012/13 (setembro/agosto), 93% da previsão para toda a temporada feita pelo governo dos EUA.


Os futuros em Chicago subiram para uma máxima de duas semanas, para quase 15 dólares por bushel.


Fonte: Reuters. Por Karl Plume. 21 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja