• Sábado, 15 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

China compra soja dos EUA por congestionamentos em portos do Brasil

Devido aos atrasos nos portos brasileiros de até 40 dias, China compra soja dos Estados Unidos.


Importadores chineses compraram até nove carregamentos de soja dos Estados Unidos na última semana para embarques a partir do próximo mês, com congestionamentos nos portos do Brasil provavelmente atrasando exportações do país sul-americano, disseram fontes do mercado na quinta-feira (21).

Pelo menos dois desses carregamentos, contendo entre 50 mil e 60 mil toneladas, tinham sido previamente encomendados no Brasil, sendo trocados para origens na costa norte-americana do Golfo, por conta de demoras nos portos brasileiros de até 40 dias, segundo operadores.

O restante inclui compras anteriores do maior importador de soja do mundo, trocadas para embarques na costa do Pacífico dos EUA, uma rota mais curta entre os Estados Unidos e a Ásia. Alguns carregamentos podem ser novas compras também, segundo as fontes, que preferem ficar no anonimato.

As filas de navios nos dois maiores portos de grãos do Brasil, Santos e Paranaguá, estão grandes para esta época do ano, devido à forte demanda global pela safra velha de milho do Brasil e pela nova safra de soja, segundo dados da SA Commodities.

Além disso, uma greve de trabalhadores portuários prevista para os próximos dias pode aumentar as filas de navios nos portos.

A demanda chinesa pela soja da safra velha dos EUA ajudou a sustentar os preços na bolsa de Chicago.

Exportadores já venderam 34 milhões de toneladas de soja norte-americana para embarque na safra 2012/13 (setembro/agosto), 93% da previsão para toda a temporada feita pelo governo dos EUA.

Os futuros em Chicago subiram para uma máxima de duas semanas, para quase 15 dólares por bushel.

Fonte: Reuters. Por Karl Plume. 21 de fevereiro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja