• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Diniz negocia para presidir conselho da BRF


Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 - 08h30

O empresário Abilio Diniz está negociando um acordo para assumir a presidência do conselho de administração da Brasil Foods (BRF), empresa resultante da fusão entre Sadia e Perdigão. Ele entraria no lugar de Nildemar Secches, responsável pelo crescimento da Perdigão e que costurou a sua fusão com a concorrente. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, representantes do governo Dilma foram consultados sobre a possível mudança.


No dia 9 de abril, acontecerá a reunião de conselho da BRF, que a cada dois anos discute a troca ou a recondução dos conselheiros da empresa, incluindo seu presidente. O nome de Abilio pode ser apresentado pelos fundos Previ, Petros e Tarpon, os principais sócios da BRF.


Abílio comprou recentemente R$60 milhões em ações da companhia por meio do fundo Santa Rita - uma participação ainda insignificante da BRF, mas, segundo fontes próximas à negociação, ele pretende chegar a até R$2 bilhões em ações, o equivalente a pouco mais de 5% do valor de mercado da BRF.


Para Abilio, assumir a presidência do conselho da BRF seria uma boa forma de sair da disputa que trava com o sócio francês Casino no Grupo Pão de Açúcar desde junho do ano passado, quando entregou o controle da empresa fundada por seu pai, embora tenha se mantido como presidente do conselho de administração.


Fontes próximas a Nildemar Secches dizem que ele sente que seu papel na Brasil Foods já foi cumprido após a fusão entre Sadia e Perdigão. Secches estaria hoje demonstrando mais entusiasmo com outras funções nos diversos conselhos de administração em que participa. O empresário também não teria mais o mesmo apoio na Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que sofreu uma importante mudança de gestão. Secches era próximo ao ex-presidente do fundo, Sérgio Rosa.


Com 8% de participação na Brasil Foods, o Tarpon vinha demonstrado insatisfação com a atual gestão e é próximo de Abilio - o fundo foi um acionista relevante do Grupo Pão de Açúcar. Se ocorrer, a troca na presidência do conselho de administração da Brasil Foods pode significar uma profunda mudança na gestão da companhia. O atual presidente, José Antonio do Prado Fay, foi escolhido por Secches e é muito ligado a ele.


Os dois maiores acionistas da Brasil Foods são fundos de pensão de empresas estatais. A Previ, fundo dos funcionários do Banco do Brasil, possui 12% da companhia, seguida pela Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás, com 10%. Procurados, Abilio, BRF, Tarpon e Previ não se manifestaram. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Fonte: Agencia Estado. Por Melina Costa, Raquel Landim e Mônica Ciarelli. 9 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja