• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Representantes do MAPA visitam cooperativas em Cuba


Quarta-feira, 7 de novembro de 2012 - 08h34

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Caio Rocha, e o assessor especial do Gabinete do Ministro, José Carlos Pires, visitaram na segunda, dia 5, e nesta terça-feira, dia 6, a Cooperativa de Produção Agropecuária (CPA) e Unidade Básica de Produção Cooperativa (UBPC), em Cuba, e o Labiofam-Grupo Empresarial de Produtos Veterinários. O objetivo da agenda foi conhecer o trabalho realizado e estreitar as relações comercias com o país caribenho, que nos últimos anos iniciou processo de abertura econômica.


No domingo, eles participaram da abertura da Feira Internacional de Havana, considerada o principal evento multissetorial do país, que deve movimentar US$500 milhões, e conta com a participação de empresas brasileiras. O roteiro na ilha se estende até o dia 7, quando o grupo retorna ao Brasil. "Foi uma oportunidade de conhecermos as ações de Cuba voltadas ao cooperativismo e de estreitar relações para futuras parcerias e ou convênios na área", destacou Rocha.


Pires também reconheceu a importância da viagem, especialmente para conhecer a produção de Cuba na agricultura e pecuária. "A receptividade foi muito boa e vamos trabalhar para estreitar as relações comerciais", salientou. Em Cuba, o cooperativismo foi organizado a partir de 1960, com a Revolução Cubana. As cooperativas nasceram com o objetivo de dividir as terras e iniciar algo próximo de uma reforma agrária, onde o governo indicava o que seria plantado, principalmente cana-de-açúcar e café.


Atualmente, existem três tipos de cooperativas, todas no setor agropecuário. São as CCS (Cooperativas de Crédito e Serviços), CPA (Cooperativas de Produção Agropecuária) e UBPC (Unidades Básicas de Produção Cooperativa).


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 6 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja