• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aumenta a fatia da soja na exportação brasileira


Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 08h42

Apesar de uma queda de 8,2% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2011, para US$2,3 bilhões, as exportações do chamado "complexo soja" (inclui grão, farelo e óleo) mantiveram-se como o grande destaque da balança comercial do agronegócio brasileiro no acumulado do ano.


Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura, os embarques da oleaginosa e seus derivados somaram US$21,4 bilhões de janeiro a agosto, 20,3% mais que em igual intervalo de 2011. Assim, representaram, no período, 34,2% da receita das exportações de todo o setor, ante os 28,9% de janeiro a agosto do ano passado.


Não por acaso, a China, maior país importador de soja do mundo - e que acelerou as compras no primeiro semestre - também aumentou sua participação entre os principais mercados para os embarques brasileiros do agronegócio até agosto deste ano. De acordo com o levantamento do ministério, a liderança chinesa aumentou e o país foi o destino de 23,4% das vendas setoriais ao exterior, ante 18,5% no mesmo período de 2011.


Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 11 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja