• Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Monsanto aguardará China após UE aprovar nova soja transgênica

Monsanto aguarda aval da China para lançar produto no mercado brasileiro.


Após obter na semana passada aprovação da União Europeia para uma soja transgênica inédita, a Monsanto informou nesta quinta-feira (5/7) que aguardará o aval da China, principal importador global, para lançar o produto no mercado brasileiro.

"Com a Monsanto está tudo OK, mas continua esperando a China aprovar... Assim que a China aprovar, (a Monsanto) lança comercialmente, e na China está tudo seguindo os trâmites", disse um porta-voz da multinacional no Brasil.

A soja Intacta RR2 PRO, segundo a Monsanto, oferece proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja (lagarta da soja, falsas medideiras, broca das axilas e lagarta das maçãs) e tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).

A variedade, a primeira desenvolvida com genes combinados especialmente para o Brasil, já foi plantada sob condições estritas, em circuito fechado, em 500 campos espalhados pelos principais estados produtores. Segundo nota da Monsanto, o produto oferece produtividades "sem precedentes".

Em entrevista à Reuters no final do ano passado, o presidente Monsanto no Brasil, André Dias, disse que esperava lançar a Intacta ainda para plantio na safra 2012/13, desde que os principais importadores, incluindo a China, aprovassem o produto.

A União Europeia é o maior importador de farelo de soja do Brasil, enquanto a China é o maior importador do grão.

A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) comemorou em nota a aprovação, que traz "benefícios e tranquilidade aos produtores e, agora, a garantia de que poderão exportar também para a União Europeia", referindo-se à nova variedade.

"Mais do que garantir mercado aos produtores que optarem pela nova tecnologia, as aprovações de comercialização ajudam a aumentar as exportações brasileiras de commodities e, consequentemente, incrementar a renda do produtor...", disse em nota o presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto.

No Brasil, a soja Intacta RR2 foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 19 de agosto de 2010, mas o plantio comercial não foi iniciado pela Monsanto, que já licenciou várias empresas para produzir as sementes.

Fonte: Reuters. Por Roberto Samora. 5 de julho de 2012.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja