• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cristina Kirchner anuncia Venezuela como membro pleno do Mercosul


Segunda-feira, 2 de julho de 2012 - 09h22

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner anunciou na última sexta-feira a incorporação da Venezuela como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em reunião do bloco a ser realizada dia 31 de julho, no Rio de Janeiro.


O país presidido por Hugo Chávez solicitou a sua entrada em 2006 e sua admissão já foi aprovada por Brasil, Argentina e Uruguai, mas o processo estava paralisado desde 2009, pela resistência do Senado do Paraguai.


Ao transferir a presidência temporária do bloco ao Brasil, no encerramento da cúpula dos chefes de Estado em Mendoza, Kirchner destacou ainda que o Paraguai continuará suspenso das reuniões e dos órgãos de decisão do Mercosul até a realização de eleições presidenciais no país, em abril do próximo ano. Isso abriu caminho para que os três membros restantes do Mercosul formalizassem a entrada venezuelana.


Na quinta-feira, o chanceler venezuelano Nicolás Maduro já havia participado do café da manhã de trabalho dos ministros de Relações Exteriores dos países membros plenos do bloco.


Fonte: Valor Econômico. Por Cesar Felício. 29 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja