• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Principal região produtora de trigo argentina reduzirá área em 47%


Sexta-feira, 8 de junho de 2012 - 09h49

A área cultivada com trigo na principal região produtora da Argentina deve recuar até 47% na safra de 2012/13 ante 2011/12, aponta levantamento da associação Consórcios Regionais de Experimentação Agrícola (Crea). O Crea reúne cerca de duas mil empresas agropecuárias em 16 províncias do país, que respondem por 500 mil hectares de trigo e concentram a produção no País.


Dos produtores ouvidos, 40% atribuíram o plantio menor às "dificuldades comerciais" geradas por seguidas intervenções governamentais no mercado do cereal, enquanto 26% reclamaram da "margem de lucro pouco atraente" e outros 20% apontaram "baixos preços".


A mais recente projeção do Ministério de Agricultura, considerando a totalidade da área de cultivo no país, apontou para um plantio de quatro milhões de hectares, queda de 15% ante os 4,6 milhões da safra 2011/12. Segundo o Crea, a maior queda na área com trigo deve acontecer em Córdoba, La Pampa, San Luis, centro e norte e Santa Fe, centro de Buenos Aires, Tucumán e Salta, "com porcentuais superiores a 40%".


No sul, leste, oeste e norte da província de Buenos Aires, sul de Santa Fe e Entre Rios, a expectativa é de queda de 20%. As menores reduções vão ocorrer em Santiago del Estero e Chaco, províncias que não possuem tradição de cultivo do cereal. "Grande parte da superfície que deixará de ser cultivada com trigo será ocupada pela cevada, acentuando o comportamento de safras anteriores", ressaltou o documento distribuído nesta quarta-feira (6/5). A área cultivada com cevada deve crescer de 14% a 20%.


Segundo os técnicos do Crea, a pesquisa mostrou a ligação entre queda da intenção de plantio e as distorções do mercado, provocadas pela intervenção oficial que já dura mais de cinco anos. "Este processo faz com que os produtores olhem o cereal com desconfiança porque nas últimas safras não puderam vendê-lo quando necessitaram ou tiveram que aceitar preços muito baixos, o que provocou impactos negativos em seus resultados", afirmaram no documento.


O Crea enfatiza a importância do plantio de trigo na rotação de culturas para aproveitamento de insumos e fertilização do solo. Devido aos preços atraentes e maior liquidez do mercado, "a balança na Argentina se inclinará para a soja", diz o organismo. Para o Crea, esse "novo comportamento vai repercutir negativamente na cadeia de fornecedores de insumos e serviços das comunidades e reduzirá o movimento econômico habitual associado ao cultivo de trigo".


Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 6 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja