• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Economia circular


Quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 09h30

Foto: Shutterstock


Fluxo linear

Desde a Revolução Industrial o modelo econômico dominante baseou-se em um fluxo linear de extração, produção, consumo e descarte (sem planejamento) de materiais. No entanto, com o aumento populacional e os recursos naturais cada vez mais sobrecarregados, o mundo vem enfrentando cenários de escassez e questões ambientais alarmantes.


Produção sustentável

Nos tempos modernos, a sustentabilidade é considerada importante na economia neoliberal. Contudo, em seu princípio, considerava apenas a conservação dos recursos naturais e, ao longo de seu progresso, passou a englobar os aspectos sociais e econômicos, deixando evidente a necessidade das sociedades modernas buscarem maneiras sustentáveis de produzir e consumir.


Jogar fora

A fim de substituir a ideia de “jogar fora” e “produzir a qualquer custo”, o conceito de economia circular ganhou popularidade no decorrer da última década, nos âmbitos acadêmicos e profissionais.


Apresenta-se como uma estratégia bioeconômica, fundamentada na recuperação, reprocessamento e reutilização de produtos e serviços, promovendo o rompimento entre o crescimento econômico e exploração indevida de recursos, destacando-se entre as discussões e decisores políticos globais.


A economia circular pretende estabelecer um modelo econômico baseado em três princípios:


1- Controle de estoques naturais finitos e equilíbrio no uso de recursos renováveis;


2- Otimização do uso de recursos na produção, com máxima utilização de materiais, visando o desenvolvimento de novos produtos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes;


3- Fomentar a eficácia do sistema, pela percepção e eliminação de efeitos colaterais negativos presentes nos processos.


Conservação de recursos

A aplicação da economia circular nas cadeias produtivas fez com que novas alternativas operacionais fossem adotadas nos modelos de negócios, trazendo benefícios nas mais variadas vertentes.


Na Europa, por exemplo, espera-se que até 2030 haja um crescimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), o consumo de matéria-prima seja reduzido em até 10% e as emissões anuais de CO2 reduzidas em 17%, comparado ao modelo padrão de desenvolvimento, possibilitando o aumento de até 170 mil postos de trabalho, maiores investimentos em pesquisas e projetos de inovação.


Brasil

O Brasil, país detentor de aproximadamente 20% da biodiversidade planetária, sendo a maior do mundo, possui grandes oportunidades de negócios ligados à bioeconomia. De acordo com o Panorama Ambiental da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mais de 10% dos nossos recursos naturais podem ser perdidos até 2050, por isso são necessários esforços para conter perdas em biodiversidade.


Além disto, apresenta uma produção agrícola de larga escala, vasta proporção de território cultivável e a maior floresta tropical do planeta, sendo grande produtor de alimentos e bioenergia, com experiencia bem-sucedida em biocombustíveis. Contando com grande concentração de conhecimento e instituições atuantes, voltadas a ciência e tecnologia (SENAI de Inovação e de Tecnologia) que, se bem-organizadas, serão capazes de firmar um diferencial dentro da bioeconomia e economia circular.


A transição de muitas empresas brasileiras já está acontecendo, mesmo a maior parte delas não compreendendo que suas ações se enquadram no contexto circular. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2019, aproximadamente 76% delas já desenvolviam práticas circulares, principalmente ligadas à otimização de processos (56,5%), uso de insumos circulares (37,1%) e recuperação de recursos (24,1%).


Consumidor

O consumidor também está ficando mais rigoroso, com mais consciência quanto ao destino correto de dejetos e ao consumo de produtos fabricados de maneira sustentável, além de uma mudança quanto ao “consumir o necessário”, reduzindo o desperdício de alimentos e a geração de lixo.


Disciplina

Ainda assim, esse desenvolvimento bioeconômico depende de dois pontos importantes na sociedade, o geográfico e o cultural. Por isso, é crescente a atenção voltada para o tema pela academia, indústrias e sociedade. O desenvolvimento sustentável só é capaz de acontecer através de um conjunto de atitudes disciplinares, sendo as práticas de responsabilidade social e governamental necessárias para o processo.


Final

A economia circular é um modelo versátil, capaz de compor qualquer espécie ou escala de negócio com uma proposta de comportamento coletivo, promovendo, através de mudanças socioambientais, melhoria na qualidade de vida em sociedade, capaz de impactar diretamente na saúde e bem-estar dos seres humanos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja