• Segunda-feira, 18 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Um contra o resto


Quinta-feira, 5 de outubro de 2017 - 14h40

Conforme já abordamos algumas vezes neste espaço, toda sexta feira a B3 divulga o agrupamento da posição dos participantes do mercado futuro de boi gordo, categorizando-os em cinco grupos, a saber:


• Pessoa jurídica financeira: onde se enquadram bancos comerciais e de investimento;


• Pessoa jurídica não financeira: qualquer empresa não financeira, sendo nessa categoria que estão enquadrados os frigoríficos;


• Investidor institucional: fundos de investimento;


• Investidor não residente: estrangeiros;


• Pessoa física: nessa categoria se enquadramos pecuaristas e especuladores do mercado.


A análise da posição comprada e vendida e das variações dessas posições ao longo do tempo nos dão algumas informações que merecem ser mais bem analisadas de tempos em tempos. Por exemplo, atualmente pessoa física é o único participante do mercado com posição líquida comprada. Todos os demais participantes possuem posição líquida vendida.


Acompanhe na tabela 1.


Tabela 1.
Distribuição dos contratos por tipo de participante (boi gordo).

Fonte: B3


Essa informação, por si só, não deve ser a base exclusiva para nenhuma tomada de decisão, porém, toda vez que há uma grade concentração de posição comprada ou vendida em apenas uma categoria, é importante ficar atento caso o mercado inicie algum movimento contra essa posição, já que o movimento de stop pode ser concentrado e exacerbar alguma tendência.


Atualmente o mercado físico de boi gordo parece ter achado um ponto de equilíbrio, onde as negociações fluem de forma cadenciada sem grande pressão altista ou baixista, porém, a dificuldade de escoamento da carne no mercado interno tem segurado muito o apetite das indústrias, de modo que um aumento ou concentração na saída de animais confinados pode desequilibrar essa balança e causar recuos de preços. Mesmo que o movimento no mercado físico venha a ser pequeno, caso grande parte das pessoas físicas compradas queiram sair de suas posições, isso pode gerar um movimento de baixa mais acentuado no mercado futuro, portanto, é importante ter esse quadro em mente caso esse cenário se concretize.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja