• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fazendas visitadas pelo Confina Brasil em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso se destacam por investimentos em bem-estar animal


Quarta-feira, 2 de agosto de 2023 - 15h00

Foto: Bela Magrela


De acordo com o itinerário estabelecido para a segunda rota do Confina Brasil 2023, a "Equipe 1" da pesquisa-expedicionária, promovida pela Scot Consultoria, visitou seis municípios em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ao longo desta semana, foram visitadas dez propriedades rurais, nas quais foram coletados dados em produções de sistemas intensivos e semi-intensivos.


O bem-estar animal é um pilar fundamental dos confinamentos visitados. Os produtores se preocupam em oferecer aos bovinos um ambiente agradável, com acesso a alimentação e água de qualidade. Baias bem projetadas, áreas sombreadas e sistema de cochos que evitam disputas são algumas das estratégias adotadas.


Conforto e alimentação


Foto por: Bela Magrela


Durante a segunda semana, a visita à Agropecuária Terere, pertencente ao Grupo Monza, localizada em Campo Grande-MS, foi motivo de destaque para os profissionais da iniciativa. O confinamento impressionou ao implementar um novo sistema, cobrindo 100% dos cochos. Essa abordagem tem sido extremamente benéfica ao proteger a comida dos animais em dias chuvosos, garantindo que os animais se alimentem com ração seca e evitando perdas.


Além disso, o confinamento se tornou uma vitrine para a região, sendo conhecido por seu planejamento e organização. A escolha da Nutron como fornecedora de insumos se baseia na possibilidade de controle de dados por baia. Essa ferramenta é valiosa por otimizar a nutrição e monitorar a saúde e o desempenho individual de cada animal.


A Nutron, como patrocinadora "Ouro" do Confina Brasil 2023, desempenha um papel fundamental na nutrição do confinamento.


Modelo de tecnologia


Foto por: Bela Magrela


Em Rio Verde de Mato Grosso-MS, cidade que abriga o Grupo Guarujá, o destaque foi a tecnologia. Os gestores do grupo compreenderam a importância dos dados para o aprimoramento das práticas, e, por isso, fazem uso de um software de gestão integrado. Desde a alimentação até o ponto de abate, a tecnologia está presente em cada etapa da cadeia de produção.


O uso de tecnologia se estende para a nutrição, em que produzem cana-de-açúcar e milho, contribuindo para uma alimentação balanceada e saudável. A fábrica de ração da fazenda é totalmente automatizada. A partir de uma sala de controle, apenas um operador é capaz de gerenciar toda a operação. Além disso, o manejo é realizado em curral antiestresse.


Atenção à sustentabilidade


Foto por: Bela Magrela


No confinamento da Rio Corrente Agropastoril, uma das preocupações cada vez mais crescentes é o compromisso com a sustentabilidade. A fazenda tem aumentado significativamente os investimentos em práticas ambientalmente responsáveis e em bem-estar animal.


A fazenda está em processo de reforma. O curral de manejo, que hoje é convencional, será construído no modelo antiestresse e já aboliram a marcação a fogo.


Conheça nossos parceiros nessa edição


Foto por: Bela Magrela


Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas e entidades do agronegócio:


São patrocinadores "Ouro":


Casale


Elanco


FS Bioenergia


Nutron


No patrocínio "Prata", o apoio é da Associação Brasileira de Angus.


Na categoria montadora, a expedição conta com a parceria da Mitsubishi.


São parceiros institucionais a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Quer acompanhar mais a fundo a jornada dos profissionais do Confina Brasil pelo país? Basta acessar o perfil oficial do projeto no Instagram: @confinabrasil, além do site confinabrasil.com.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja