• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção mais ajustada dando sustentação aos preços do leite ao produtor


Quarta-feira, 8 de setembro de 2021 - 05h00

Foto: Scot Consultoria


Os preços do leite pago ao produtor subiram pelo quinto mês consecutivo.


Considerando a média nacional ponderada dos 18 estados pesquisados pela Scot Consultoria, o aumento foi de 1,3% no pagamento realizado em agosto, que remunera a produção de julho, na comparação mensal.


Apesar da produção de leite aumentando nas principais bacias leiteiras do Sul e Sudeste do país, os incrementos têm sido menores este ano, em função das questões climáticas adversas, por exemplo, as geadas em julho, além dos custos de produção da atividade leiteira em alta. Com isso, houve concorrência pelas indústrias pela matéria-prima (leite cru).


Na comparação com agosto de 2020, o produtor está recebendo 26,9% mais esse ano. No entanto, os custos de produção subiram 30,0% no mesmo período, mantendo as margens apertadas para o produtor.


Com relação a produção, em julho último, o volume de leite captado no país aumentou 5,2% na comparação mensal, com a produção crescendo fortemente na região Sul e, em menor intensidade, no Sudeste e Brasil Central. Entretanto, na comparação com julho de 2020, o volume captado foi 4,9% menor este ano.


Para o pagamento a ser realizado em setembro/21, referente a produção entregue em agosto/21, o viés é de estabilidade nos preços do leite pago ao produtor, com 68% dos laticínios pesquisados apontando para manutenção, 29% estimando alta e os 3% restantes falando em queda.


A maior parte das indústrias que estima alta nos preços pagos aos produtores estão na região Nordeste e Centro-Oeste do país, onde a produção deverá seguir mais ajustada no curto prazo.


Nos estados do Sul do país, a maioria dos laticínios (85%) estima manutenção nos preços do leite ao produtor no pagamento a ser realizado em setembro, mas uma parcela (15%) prevê queda.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja