Segundo informações da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), após nove meses de queda, as vendas do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceram 10,8% em junho, em relação a junho de 2008. Na comparação com maio, o aumento foi de 5,4%. No acumulado do primeiro semestre, houve alta de 0,8% em relação ao mesmo período de 2008, a primeira vez que a taxa acumulada ficou positiva. O setor dos supermercados foi um dos que mais contribuiu para o resultado, atrás das vendas do setor automotivo.
O faturamento dos supermercados cresceu 12,2% entre junho de 2008 e junho de 2009. No acumulado do primeiro semestre, as vendas cresceram 5,6% sobre o mesmo período de 2008.
Mesmo com o ambiente econômico adverso, esses resultados indicam que existe prioridade nos gastos do consumidor, especialmente nos itens básicos de consumo, dentre eles, a carne bovina.
De junho de 2008 até junho de 2009, os preços médios da carne bovina no varejo, segundo dados da Scot Consultoria, subiram 23%. É certo que existe pouca oferta de gado no mercado, refletindo em uma disponibilidade enxuta de carne, mas se o consumo tivesse caído, provavelmente os preços não teriam subido tanto.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>