Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Vendas no comércio crescem em junho após nove meses de queda

por Maria Gabriela Tonini
Sexta-feira, 21 de agosto de 2009 -08h36
Segundo informações da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), após nove meses de queda, as vendas do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceram 10,8% em junho, em relação a junho de 2008. Na comparação com maio, o aumento foi de 5,4%. No acumulado do primeiro semestre, houve alta de 0,8% em relação ao mesmo período de 2008, a primeira vez que a taxa acumulada ficou positiva. O setor dos supermercados foi um dos que mais contribuiu para o resultado, atrás das vendas do setor automotivo.

O faturamento dos supermercados cresceu 12,2% entre junho de 2008 e junho de 2009. No acumulado do primeiro semestre, as vendas cresceram 5,6% sobre o mesmo período de 2008.

Mesmo com o ambiente econômico adverso, esses resultados indicam que existe prioridade nos gastos do consumidor, especialmente nos itens básicos de consumo, dentre eles, a carne bovina.

De junho de 2008 até junho de 2009, os preços médios da carne bovina no varejo, segundo dados da Scot Consultoria, subiram 23%. É certo que existe pouca oferta de gado no mercado, refletindo em uma disponibilidade enxuta de carne, mas se o consumo tivesse caído, provavelmente os preços não teriam subido tanto.