• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Amenize os impactos do manejo no seu rebanho, utilizando uma fonte de cromo de alta biodisponibilidade


Informe Publicitário oferecido por Zinpro Performance Minerals

Quarta-feira, 29 de agosto de 2018 - 05h55

Foto: Scot Consultoria


Pesquisadores tem considerado que o Availa-Cr, uma fonte de Cromo Metionina desenvolvida pela Zinpro Performance Minerals, atua facilitando as interações entre a insulina e seus receptores nos tecidos alvo, como musculatura e tecido gorduroso.


O cromo é reconhecido como um nutriente essencial que potencializa a ação da insulina e, assim, influencia no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas do animal. As funções bioquímicas específicas do cromo ainda não estão claramente definidas. Entretanto, a forma biologicamente ativa do cromo, usualmente denominada de Fator de Tolerância à Glicose (FTG), tem sido descrita como um complexo de cromo, ácido nicotínico e, possivelmente, dos aminoácidos glicina, cisteína e ácido glutâmico.


Sabemos que compostos inorgânicos de cromo são pouco absorvidos pelos animais e variam de 0,4% a 3,0%, independentemente da dose e do status do cromo na dieta. Vale ressaltar que as concentrações de cromo variam consideravelmente nos alimentos. Além de tudo isso, ainda pouco se sabe a respeito dos mecanismos de absorção do cromo.


Diante disso, a Zinpro desenvolveu o Availa-Cr, uma fonte de Cromo Metionina, de alta biodisponibilidade. Pesquisadores tem considerado que o átomo Cr+3 atua facilitando as interações entre a insulina e seus receptores nos tecidos alvo, como musculatura e tecido gorduroso. Nesse sentido, o cromo potencializa as atividades anabólicas da insulina que tem como principal função regular os níveis sanguíneos de glicose.


Quando ligado ao seu receptor, a insulina possibilita a captação e uso da glicose pelas células, diminuindo assim a glicose sanguínea. Uma vez adquirida pelas células, a glicose é utilizada como fonte de energia que, durante os processos anabólicos, com os hormônios como o Fator 1 de Crescimento Semelhante à Insulina (IGF-1), promovem a síntese proteica, produção de carne magra e manutenção das funções dos demais órgãos. O cromo biologicamente ativo também participa da conversão da Tiroxina (T4) em Triiodotironina (T3), hormônio da tireoide que aumenta a taxa metabólica, aumentando o consumo de oxigênio, a produção de calor, metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos, o débito cardíaco e a síntese de RNA e de proteínas.


O efeito da suplementação de cromo em condições de estresse também foi considerado, uma vez que durante essas fases, a excreção de cromo cresce, assim como há um aumento dos níveis de cortisol circulante. O cortisol age de forma contrária à insulina, reduzindo a absorção de glicose pelos tecidos periféricos, poupando-o para os tecidos de maior demanda. Com isso, há uma maior mobilização dos tecidos corporais enquanto o organismo tenta atender as necessidades de energia metabólica. Além disso, o cortisol é imunossupressor e diminui a síntese proteica.


Pesquisas mostram que a suplementação de cromo pode ajudar na redução desses efeitos do estresse nos animais, pela redução nos níveis de cortisol sérico. A suplementação de cromo também pode melhorar a função imune, cuja ação diminui em períodos de estresse. Uma série de estudos realizados no México evidenciou que a suplementação de Availa-Cr aumentou a concentração sérica de IgM e de IgM e IgG.


O período periparto normalmente é um período de estresse para as fêmeas, podendo levar os animais a doenças e problemas metabólicos. Nesse período ocorre um aumento dos níveis de cortisol e estrógeno circulantes, suprimindo a função imune. Assim, a suplementação de cromo pode melhorar a função imune, diminuir a incidência de doenças e distúrbios metabólicos relacionados à imunossupressão, como a retenção de placenta.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja