• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas mais regulares ajudam no avanço da semeadura da soja em Mato Grosso


Sexta-feira, 3 de novembro de 2017 - 05h50

Foto: Imagem ilustrativa extraída da internet


Em outubro, as chuvas ocorreram em maior volume no final do mês e ajudaram no avanço da semeadura da safra de grãos 2017/2018, especialmente no Brasil Central, aonde os atrasos nas precipitações vinham comprometendo o plantio.


Os maiores volumes foram registrados no noroeste de Mato Grosso e boa parte de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, as precipitações chegaram a 150-200 milímetros no acumulado até o dia 31 do mês que se encerrou.


Em Mato Grosso, até o dia 20 de outubro, a semeadura da soja tinha atingido 25,8% da área prevista para a temporada. Com as chuvas, os trabalhos avançaram para 44,1% em uma semana, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Ainda assim, os trabalhos estão atrasados em relação a safra passada, quando neste mesmo período 67,7% da área de soja havia sido semeada.


Para o começo de novembro estão previstas chuvas mais regulares e melhores distribuídas pelo país. A expectativa é de que a semeadura avance em um ritmo mais intenso no Centro-Oeste nas próximas semanas, tirando, em parte, os atrasos.


Entre os dias 1 e 9 de novembro os volumes acumulados poderão chegar a 150-200 milímetros no Brasil Central. Veja a previsão na figura 1.


Figura 1.
Previsão de chuvas entre os dias 1 a 9 de novembro de 2017, em milímetros.
Fonte: IGES / COLA



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja