A cotação atual do boi gordo em Araçatuba-SP está 3,5% maior que no início do ano, frente a uma inflação acumulada até setembro de 7,64%, segundo o IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de inflação, cuja meta para o ano todo é de 4,5% (com teto em 6,5%).
A figura 1 mostra um resumo da movimentação do boi gordo em 2015.
O ano começou com o mercado firme, puxado pela oferta curta de animais para abate. Até junho houve queda de 9,0% nos abates, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Depois do pico de preços observado em abril, de R$150,00/@, à vista, a margem apertada da indústria, associada às dezenas de plantas fechadas ou com abates suspensos e ao poder de mercado das indústrias em algumas regiões geraram desvalorização.
Mesmo com a demanda fraca devido à situação econômica, a entressafra e a oferta geral de bovinos limitada pela retenção de fêmeas falaram mais alto e as cotações subiram, atingindo o patamar atual, de R$148,50/@, à vista.
Para os próximos meses existe a expectativa de melhoria da demanda por carne, devido ao final de ano. A situação econômica, no entanto, deve limitar este movimento.
De toda forma, as projeções apontam para um mercado firme até o final do ano, embora não sejam esperadas altas fortes.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos