• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Inflação sobe e preço da carne cai no frigorífico


Sexta-feira, 13 de março de 2015 - 08h54

Estabilidade nos preços dos cortes sem osso no atacado.


O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu em fevereiro o menor valor da série, 117,4 pontos, 9,4% abaixo do registrado em igual período de 2014.


Segundo a definição do índice disponibilizada pela CNC, fica clara a situação consumidor.


"O ICF é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da condição de vida de suas famílias, tais como, capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo presente e futuro." (CNC)


A diferença entre o preço atual e o registrado há um ano vem diminuindo a cada semana. Atualmente está em 12,0%, quatro pontos percentuais acima da inflação, o equivalente a ganhos reais.


Em 2014, no mesmo período, os preços estavam 27,0% superiores ao registrado doze meses antes.


Já na variação mensal, os preços dos cortes sem osso caíram 0,89%, enquanto a inflação medida pelo IPCA no último mês ficou em 1,22%. Em janeiro havia sido de 1,24%. Desde o começo do ano, houve desvalorização de 3,35% da carne vendida pelos frigoríficos.


As margens das indústrias estão historicamente estreitas.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja