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Scot Consultoria

Custo de transporte rodoviário é 6 vezes maior que o ferroviário


Sexta-feira, 17 de agosto de 2007 - 09h23

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos de Logística (CEL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirma que o custo dos transportes no Brasil é de R$154,80 bilhões, o que representa 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em 2004 correspondia a 7,60% do PIB. Entretanto, mesmo com a redução da participação do custo de logística no PIB nacional, a situação atual é preocupante. Dentre os assuntos abordados pelo estudo, o que chama a atenção é que o preço do frete não acompanhou a alta do diesel nos últimos anos. As variações no preço do diesel foram utilizadas como parâmetro no estudo porque, no transporte rodoviário, o combustível é responsável por 45,80% do custo. Nos casos estudados, chegou-se à conclusão de que o frete cobrado é menor do que os custos. Isso é preocupante porque, segundo o CEL, o frete menor do que o custo não vai permitir investimento na frota, que vai continuar obsoleta. A pesquisa também apontou que o uso de ferrovias cresceu de 23,5% para 25,8%. Mesmo assim, a participação do modal ferroviário ainda é tímida perto de outros países. O Brasil tem cerca de 3,4 quilômetros de ferrovia por quilômetro quadrado, enquanto essa relação nos Estados Unidos é de 23,4, na Índia é de 21,3 e na China é de 9,3. A importância do modal ferroviário relaciona-se aos baixos custos de transporte. Considerando o transporte de 1 mil toneladas por quilômetro, o custo de transporte no modal ferroviário é de R$40,00, no rodoviário, R$248,00, no aquaviário, R$62,00, aéreo, R$1.595,00 e para os dutos, R$69,00. Segundo o CEL, se o Brasil crescer 5% por três anos seguidos, a chance de colapso na logística brasileira é enorme. (MGT)
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