× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! O melhor preço vai virar caso encerrado
  • Terça-feira, 15 de julho de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Frigoríficos ampliam oferta de produtos com maior margem

Indústria adota estratégia que deu certo no Brasil para melhorar resultados no exterior, em cenário de queda nos preços internacionais e consumo interno fraco.



Originalmente publicado no jornal Valor Econômico, em 15/5/2023.

A queda nos preços internacionais da carne bovina fez os frigoríficos levarem para o exterior uma estratégia que deu bons resultados no Brasil: a aposta em marcas e produtos nobres, além da abertura de novos e mais exigentes mercados. A média da tonelada exportada caiu de US$6.210 (R$31.058 no câmbio atual) em abril de 2022 para US$4.790 (R$23.956) em abril de 2023, em boa parte por efeito da pressão chinesa para derrubar preços, diz Alcides Torres, da Scot Consultoria. O país respondeu por mais de 60% dos US$12,97 bilhões (R$64,9 bilhões) provenientes das 2,6 milhões de toneladas exportadas em 2022, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

O Brasil começou 2023 com recuo nas exportações após um caso atípico de mal da vaca louca no Pará, em 23 de fevereiro. Vendas externas foram suspensas e março fechou com 124,4 mil toneladas exportadas, queda de 26,4% frente ao mesmo mês do ano passado. Como as vendas foram normalizadas em 29 dias, a interrupção não deve afetar o bom desempenho nos embarques de carne bovina neste ano, mas dificilmente o país ultrapassará o recorde de 2022.

Originalmente publicado em: Frigoríficos ampliam oferta de produtos com maior margem | Agronegócio | Valor Econômico (globo.com)

Edição sábado, domingo e segunda-feira, 13, 14 e 15 de maio de 2023, ano 24, número 5749.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja