Previsão indica chuvas volumosas e acima da média no Norte, Centro-Oeste e Sul, em contraste com cenário mais seco no Nordeste e volumes abaixo da média no Sudeste.
Foto por: Scot Consultoria
Na região Norte, a segunda quinzena de dezembro apresentará volumes elevados de chuva, compatíveis com o período.
Os mapas de precipitação indicam acumulados expressivos no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins e Amapá, com volumes entre 100mm e 150mm em grandes áreas ao longo do período.
As anomalias serão predominantemente positivas, sinalizando chuva acima da média climatológica, embora em áreas pontuais, a precipitação ficará dentro ou levemente abaixo do padrão histórico.
Roraima e o Norte do Pará registrarão acumulados inferiores, porém ainda relevantes, em torno de 80mm. As chuvas ocorrerão de forma bem distribuída ao longo dos dias.
O cenário será mais seco em comparação às demais regiões. Os mapas indicam baixos acumulados na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, com volumes, em geral, abaixo de 35mm ao longo da quinzena. A exceção ficará para áreas do Sertão localizadas a Oeste da Bahia, onde os acumulados poderão chegar a 80mm.
No Meio-Norte, os volumes serão mais expressivos e ficarão acima da média para o período. Regiões do centro ao Sul do Maranhão e áreas do extremo Oeste do Piauí alcançarão acumulados de até 125mm, enquanto as demais áreas do Meio-Norte permanecerão na média de 80mm.
A segunda quinzena de dezembro manterá um padrão chuvoso ativo. Mato Grosso e Goiás apresentarão acumulados elevados, entre 125mm e 150mm, com possibilidade de superarem essas médias.
Mato Grosso do Sul tenderá a volumes um pouco menores, porém ainda significativos, entre 100mm e 125mm, podendo alcançar 150mm em pontos isolados. No estado, áreas mais a Leste e a Oeste registrarão volumes menores, com aumento em direção à região central.
As anomalias serão positivas na maior parte da região, sustentando um cenário de chuvas frequentes ao longo dos últimos dias do ano.
Os mapas indicam chuvas bem distribuídas, com acumulados relevantes em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, variando entre 85mm e 125mm ao longo da quinzena. O Espírito Santo e o Norte de Minas Gerais deverão registrar volumes ligeiramente menores, em torno de 70mm, com redução gradual dos acumulados quanto mais próximos da divisa com a Bahia.
Apesar do cenário de bons volumes, todo o Sudeste terá chuvas abaixo do habitual para o período.
O cenário será de chuvas frequentes, acima da média nos três estados, com acumulados entre 100mm e 125mm.
No entanto, no Rio Grande do Sul, regiões do Sudeste do estado e áreas litorâneas terão acumulados inferiores em relação às demais regiões, ficando em torno de 70mm.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 16/12/2025 até 31/12/2025 (mm).
Fonte: Agricultural Weather Insights
Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista de 16/12/2025 até 31/12/2025 (mm).
Fonte: Agricultural Weather Insights
Receba nossos relatórios diários e gratuitos