× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! O melhor preço vai virar caso encerrado
  • Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Cenário internacional conturbado mantém estabilidade nos preços do milho

Cotações estáveis em junho apesar do bom ritmo da colheita da segunda safra.


Foto: Unsplash

Foto: Unsplash


Cotações estáveis em junho apesar do bom ritmo da colheita da segunda safra.

Neste ano, quase 20% da área de milho já foi colhida no Brasil, enquanto no ano passado a colheita atingiu apenas 9% no mesmo período. Apesar do bom ritmo na colheita da safrinha, as cotações trabalharam estáveis ao longo do mês de junho. “Mesmo com uma maior disponibilidade do cereal a gente não viu uma pressão de baixa conseguindo ganhar corpo aqui no mercado doméstico”, frisa o analista de mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri.  

Esse cenário positivo, é resultante das incertezas no mercado internacional, principalmente, com relação preocupação da safra nos Estado Unidos. “Há uma preocupação muito grande quanto ao desenvolvimento das lavouras norte-americanas. O próprio USDA trouxe uma revisão com relação às lavouras com boas condições, reduzindo o número das que se encontram em boas condições”, informa.

Além disso, o conflito Rússia e Ucrânia segue influenciando no mercado, já que a Ucrânia é a quarta maior exportadora global de milho. “Então há essa preocupação com o cenário internacional que tem mantido as cotações lá fora em patamares elevados. Tanto que o milho ao longo desse mês de junho chegou as maiores cotações da história na bolsa de Chicago (contrato futuro).

Felipe Fabbri: Portanto, o mercado internacional firme tem colaborado com uma sustentação dos preços aqui no mercado brasileiro, mesmo com a colheita da segunda safra em um ritmo bem acelerado.

Outro ponto de atenção é o câmbio. “Ao longo do mês vimos o câmbio operando praticamente acima dos R$ 5,00 por dólar. Então cenário de câmbio mais elevado vem colaborando com o viés mais altista em meio a essas incertezas do mercado internacional”, explica Fabbi. 

Exportações

Na comparação feita ano a ano, a exportação de milho aumentou 50,9% de janeiro a maio de 2022. A expectativa é que o volume seja maior em 2022, em meio às incertezas envolvendo a oferta global.

Só em junho os embarques de milho tiveram alta de mais de 700% no comparativo anual. “Quando a gente pega a média diária de junho de 2022 com junho de 2021, nós temos um incremento de quase 720%, nos embarques diários de milho, então um cenário exportador muito positivo”, informa o analista de mercado.

A média é de 35,9 mil toneladas embarcadas por dia em junho, enquanto em junho de 2021 era de apenas 4,4 mil toneladas por dia.

Julho

Todo o cenário de incertezas e as altas nas exportações manteve a pressão de baixa mais limitada ao longo de junho. E para julho a expectativa é que o avanço da colheita comece a pesar sobre os preços. “Ainda de olho no mercado internacional, principalmente o desenrolar da safra norte-americana, podem colaborar para um viés mais baixista, se o desenvolver das lavouras melhorar nos EUA. Com relação ao contexto ucraniano, a expectativa de redução nas exportações já está consolidada, então isso não deve acabar pesando tanto em julho”, finaliza Fabbri.

Matéria originalmente publicada em: Cenário internacional conturbado mantém estabilidade nos preços do milho

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja