Em 2023, estima-se que aproximadamente 50% do rebanho brasileiro estará na zona de livre de febre aftosa.
Análise e locução: Pedro Gonçalves e Eduardo Abe
Em decorrência das dificuldades enfrentadas durante a pandemia na vacinação dos animais para febre aftosa, ocorreram alterações no calendário vacinal. Para 2023, estima-se que aproximadamente 50% do rebanho brasileiro estará na zona de livre de febre aftosa.
Calendário nacional de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Brasil em 2022
Tabela 1.
Calendário nacional de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Brasil em 2022.
| UF | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | |||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Alagoas | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Amapá | 3 | 3 | |||||||||||||||||||
| Amazonas a | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 | 2 | ||||||||||||||
| Bahia | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Ceará | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Distrito Federal | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Espirito Santo | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Goiás | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Maranhão | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Mato Grossob | 2 | 1 | 3 | ||||||||||||||||||
| Mato Grosso do Sulc | 2 | 3 | 1 | 3 | |||||||||||||||||
| Minas Gerais | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Parád | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 | |||||||||||||||
| 3 | 3 | 3 | |||||||||||||||||||
| Paraíba | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Pernambuco | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Piauí | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Rio de Janeiro | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Rio Grande do Norte | 1 | 2 | |||||||||||||||||||
| Roraimae | 1 | 1 | 2 | 1 | |||||||||||||||||
| São Paulo | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Sergipe | 2 | 1 | |||||||||||||||||||
| Tocantinsf | 2 | 3 | 3 | 1 | |||||||||||||||||
Fonte: MAPA / Elaboração: Scot Consultoria
Legenda:
Estratégias de vacinação autorizadas pela IN 48/2020
| 1 | Vacinação de bovinos e búfalos de todas as idades | 
| 2 | Vacinação de bovinos e búfalos com idade até 24 meses | 
| 3 | Vacinação anual de bovinos e búfalos de todas as idades | 
a) Em 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas, são vacinados todos os bovinos e bubalinos nos períodos de 15/03 a 30/04 e bovinos e bubalinos até 24 meses de 15/07 a 30/08.
(b) Nas propriedades do Pantanal, a vacinação é realizada em todo rebanho bovino e bubalino no período de 01/11 a 15/12.
(c) Nas propriedades do Pantanal, os produtores devem vacinar todo o rebanho, optando pelos períodos de 01/05 a 15/06 ou 01/11 a 15/12.
(d) Nos municípios de Faro e Terra Santa, são vacinados todos os bovinos e bubalinos no período de 15/3 a 30/4, e os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses no período de 15/7 a 30/8. No arquipélago do Marajó, todo o rebanho bovino e bubalino é vacinado de 15/08 a 15/10.
(e) A vacinação nas reservas indígenas “Raposa Serra do Sol” e “São Marcos” ocorre até os dias 15/5 e 15/11.
(f) Na Ilha do Bananal são vacinados todos os bovinos e bubalinos no período de 01/08 a 15/09.
*Nos estados do Acre; Paraná; Rio Grande do Sul; Rondônia e Santa Catarina; os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá na divisa com Humaitá do estado do Amazonas; o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína do estado do Mato Grosso são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação e a vacinação contra febre aftosa é proibida.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >> 
    Receba nossos relatórios diários e gratuitos