• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de gado vivo no Brasil

Entrevista com o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Gado (ABEG) e Presidente do Conselho de Administração da Mercúrio Alimentos S.A, Lincoln Bueno

Segunda-feira, 4 de março de 2024 - 11h00
-A +A

Presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Gado (ABEG) e Presidente do Conselho de Administração da Mercúrio Alimentos S.A


Scot Consultoria: O que esperar para a exportação de bovinos em pé em 2024?

Lincoln Bueno: A exportação deve seguir forte, com excelente oferta de animais no mercado interno.

Scot Consultoria: Quais os principais destinos do gado exportado pelo Brasil? E quais os motivos desses países importarem o gado brasileiro?

Lincoln Bueno: Os principais destinos do gado brasileiro são o Egito, Iraque, Líbano, Turquia e Arábia Saudita. Esses países importam gado vivo devido às questões culturais, em que os animais são abatidos no destino, dentro das rígidas normas religiosas dessa cultura que possui o hábito de consumir carne fresca.

Scot Consultoria: Quais são os principais concorrentes brasileiros na exportação de bovinos?

Lincoln Bueno: Os principais concorrentes do Brasil no mercado de exportação de gado vivo são a Colômbia e a Austrália.

Scot Consultoria: Apesar de alguns ativistas serem contra a exportação de animais vivos, você acredita que o Brasil deve seguir aumentando a exportação de bovinos em pé? Ou acredita que, a curto/médio/longo prazos, deve haver alguma proibição?

Lincoln Bueno: Não acredito em proibição, pois todos os cuidados, tanto sanitários como os de bem-estar animal, são observados nos estabelecimentos de pré-embarque, controlados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e nos navios, observando espaços adequados para os animais, fornecimento regular de água e alimentação.

Scot Consultoria: Quais são as principais regulamentações quanto ao bem-estar animal na exportação de bovinos?

Lincoln Bueno: As principais regulamentações sobre o comércio internacional de bois vivos são os da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os quais o MAPA exige e fiscaliza sua aplicação.

Scot Consultoria: Quais as principais vantagens da exportação de gado para o produtor?

Lincoln Bueno: A principal vantagem para o produtor é a alternativa excepcional para vender os seus animais sem passar pelos frigoríficos, sendo que, quase sempre, os preços são superiores aos do mercado interno. Outra vantagem é que se atinge mercados que quase nada compram de carne bovina, somente bois vivos, como a Turquia e o Iraque.

A exportação de bois vivos atinge nichos importantes de mercados não atendidos pelas indústrias frigorificas, pelas suas exigências de preceitos religiosos no abate e o costume de consumir carne fresca.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja