• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Pé na estrada: Confina Brasil 2023

Entrevista com os analistas de mercado da Scot Consultoria e membros da equipe técnica do Confina Brasil, Julia Zenatti e Jayne Costa

Terça-feira, 6 de junho de 2023 - 06h00
-A +A

Julia Zenatti é médica-veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Jaboticabal, é membro da equipe da Scot Consultoria e coordenadora da pesquisa-expedicionária Confina Brasil.

Jayne Costa é zootecnista pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Jaboticabal, mestre em Aquicultura pela mesma universidade, é membro da equipe da Scot Consultoria e técnica da pesquisa-expedicionária Confina Brasil.


Scot Consultoria: Julia e Jayne, o Confina Brasil iniciou sua quarta edição, certo? Contem para nós como vai funcionar a expedição e como está sendo essa primeira rota.

Jayne Costa: Esse ano a expedição volta às estradas e vamos percorrer as principais praças pecuárias do país, mapeando sistemas intensivos de produção de bovinos de corte. Serão, ao todo, quatro rotas, nas quais passaremos por treze estados brasileiros para identificar as principais características do setor e retratar a realidade de confinamentos e semiconfinamentos de Norte a Sul do Brasil.

Daremos início à nossa primeira rota dia 5 de junho de 2023. Começaremos pela região de Presidente Prudente - SP e ficaremos a campo até a segunda semana de julho, passando por São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

A segunda rota está prevista para acontecer entre 17 de julho e 11 de agosto. Passaremos por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.

A terceira rota começará no Pará, passando por Maranhão, Tocantins e Bahia, e está prevista para 14 de agosto até 14 de setembro. E, por fim, em nossa última rota, visitaremos Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os dias 9 e 20 de outubro.

Scot Consultoria: O que tivemos como destaque na última edição e o que esperam trazer de inovador para essa edição?

Julia Zenatti: Na edição passada, participaram da pesquisa 256 propriedades, foram mais de 30 mil quilômetros rodados e 3,5 milhões de bovinos confinados monitorados. A sinergia entre agricultura e pecuária, a atenção cada vez maior com o bem-estar animal e o reaproveitamento de dejetos bovinos dentro das propriedades foram alguns dos destaques acompanhados pela expedição em 2022.

Mas, o Confina Brasil vai além da coleta e análise de dados, esse ano temos como objetivo promover cada vez mais encontros, queremos colecionar experiências e compartilhar a sabedoria de quem respira a pecuária, contribuindo para o fortalecimento desse setor tão importante.

Scot Consultoria: Quem são os parceiros do Confina Brasil em 2023?

Jayne Costa: Estão conosco nessa jornada: Casale, Elanco, FS Bioenergia e Nutron, patrocinadores ouro do projeto e a Associação Brasileira de Angus, patrocinadora prata. Na categoria de montadora oficial da expedição, contamos mais um ano com a participação e apoio da Mitsubishi Motors. Além de nossos patrocinadores, contamos com o apoio institucional da Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e da Universidade Federal de São Carlos.

Scot Consultoria: Como vocês enxergam a contribuição do Confina Brasil para a pecuária nacional?

Julia Zenatti: Ao final da expedição, lançamos um benchmarking, no qual os dados levantados irão compor análises comparativas que nos permitem enxergar as diferentes realidades da pecuária de corte em toda a extensão nacional. Esse projeto contribui com informação de qualidade, auxiliando na tomada de decisão dos pecuaristas e contribuindo para uma pecuária cada vez mais eficiente e produtiva.

Jayne Costa: Acredito que o mote do Confina Brasil retrate seu propósito: fortalecer a pecuária nacional!  Além de todo conteúdo técnico produzido, os laços criados e histórias vividas durante as rotas são o que fazem a experiência de uns se tornar o aprendizado de outros.

Scot Consultoria: Por fim, como nossos leitores podem ficar por dentro de tudo que está acontecendo durante as visitas?

Julia Zenatti: Vocês podem acompanhar cada uma das rotas pelo Instagram do @confinabrasil e pelo site www.confinabrasil.com. Estamos sempre atualizando nossas redes com relatos e fotos das nossas viagens, fique por dentro para não perder nada!


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja