• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O cenário econômico no Brasil pode atrair investimentos para o setor agropecuário

Entrevista com a economista, Zeina Latif

Terça-feira, 11 de janeiro de 2022 - 13h00
-A +A

Zeina Latif é mestre e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou no Royal Bank of Scotland, HSBC Asset, Banco Real, ING Bank, ABN Amro Bank e como economista-chefe da XP Investments. Atualmente é consultora de investimentos.

Foto: Scot Consultoria


Scot Consultoria: Quais os principais fatores que desencadearam a alta dos fretes marítimos e o que podemos esperar pela frente?

Zeina Latif: O cenário para os fretes marítimos é de acomodação dos preços. Com as medidas de estímulos para as atividades econômicas em diferentes países, o setor encontrou gargalos devido a demanda além da capacidade instalada, fazendo com que os preços disparassem.

Há sinais de acomodação para patamares próximos do pré-crise no comércio mundial, indicando uma tendência de redução na pressão que está ocorrendo hoje.

Scot Consultoria: Quais devem ser os efeitos do aumento da taxa Selic no crédito agrícola em 2022?

Zeina Latif: Eu acredito em resiliência do crédito por ser um setor muito importante, que está no radar dos investidores e para a dinâmica econômica.

Projetos que são sólidos podem não ter dificuldades para financiamento, porém a atividade agrícola vai ficar mais cara. Uma coisa é a taxa de juros subir, a outra são bons projetos não terem financiamento, que acredito ser improvável.

Atualmente há muita liquidez no mercado investidor procurando diversificar risco. O apetite da bolsa diminuiu depois de tantos sustos. Quem está na ponta deve caprichar para ter boas histórias para contar, levando em conta a questão ambiental.

Scot Consultoria: O que esperar dos investimentos no setor agropecuário diante da situação econômica do Brasil?

Zeina Latif: Quando se olha para estrutura econômica do Brasil, a economia está com muita liquidez e muitos investidores estão procurando os setores que dão certo, e são poucos os que dão.

A agropecuária tem liquidez e os investidores têm apetite pelo setor. Diferente, por exemplo, da manufatura tradicional, que tem uma história difícil.

Scot Consultoria: Zeina, na sua opinião, qual a importância do Encontro de Analistas para o agronegócio nacional?

Zeina Latif: Foi um ótimo evento, pois os perfis dos palestrantes foram bem diversos, sendo possível explorar os diferentes pontos de vista.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja