• Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tendências e desafios para a agropecuária brasileira

Entrevista com o Presidente do Conselho de Administração da BRF, Pedro Parente

Terça-feira, 28 de dezembro de 2021 - 18h00
-A +A

Pedro Parente é Presidente do Conselho de Administração da BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Foi presidente da Petrobras e ministro da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, além de ter atuado nos governos de José Sarney, Fernando Collor e Michel Temer.

Foto: Scot Consultoria


Scot Consultoria: O senhor acredita que o mercado de carnes cultivadas em laboratório deve seguir em expansão?

Pedro Parente: É uma tendência ditada pelos novos hábitos dos consumidores, especialmente os mais jovens, sinalizando a maior preocupação com questões ambientais.

Esse mercado tende a continuar crescendo em taxas elevadas, mas há duas observações: a primeira é que a base inicial ainda é baixíssima, segundo, que ainda não existe hoje, e não devemos ver nos próximos anos, a condição de produzir carne/proteína de origem vegetal que possa atender a crescente demanda, que deverá continuar por décadas em função especialmente da maior urbanização da China, Índia etc.

Scot Consultoria: Quais as expectativas para a retomada da produção de carne suína na China em 2022 e como isso deverá afetar o setor brasileiro para a próxima temporada?

Pedro Parente: No Brasil, o preço da carne bovina reflete nos preços de outras proteínas animais, sendo considerada pelo nosso consumidor a carne mais nobre, embora a nossa carne suína tenha ganhado relevância recentemente a carne bovina tem sua importância no prato do brasileiro.

Essa retomada da produção de carne suína na China é realmente um fato que deve causar impacto, mas por outro lado a notícia do retorno do mercado chinês às compras de carne bovina traz expectativas positivas para a continuidade da firmeza desse mercado. Lembrado que os preços de suínos e aves são fortemente impactados pelos custos das commodities.

Scot Consultoria: Com um cenário de PIB comedido em meio à inflação elevada, quais serão os desafios no mercado brasileiro para 2022?

Pedro Parente: É um desafio muito grande, pois a economia tem seus rumos ditados por fatores incontroláveis. Um deles é achar um ponto de equilíbrio entre oferta e demanda da produção das commodities agrícolas.

Os estoques de passagem são muito baixos e temos uma conjuntura internacional em que não esperávamos pender para a questão energética, impactando fortemente os preços dos fertilizantes, além da política interna, enfim, são variáveis fora de controle. Particularmente, a eleição presidencial em 2022 pode impactar o cenário do agronegócio brasileiro.

Scot Consultoria: Na sua opinião, qual a importância do Encontro de Analistas para o agronegócio nacional?

Pedro Parente Esse é disparado e reconhecidamente o evento de maior credibilidade e de maior impacto no agronegócio. O evento possui altíssima qualidade nos debates e informações relevantes para a audiência tanto presencial como remota. As minhas expectativas quanto ao evento são sempre superadas.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook