Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Tendências e desafios para a agropecuária brasileira

por Pedro Parente
Terça-Feira, 28 de Dezembro de 2021 - 18h00



Scot Consultoria: O senhor acredita que o mercado de carnes cultivadas em laboratório deve seguir em expansão?



Pedro Parente: É uma tendência ditada pelos novos hábitos dos consumidores, especialmente os mais jovens, sinalizando a maior preocupação com questões ambientais.



Esse mercado tende a continuar crescendo em taxas elevadas, mas há duas observações: a primeira é que a base inicial ainda é baixíssima, segundo, que ainda não existe hoje, e não devemos ver nos próximos anos, a condição de produzir carne/proteína de origem vegetal que possa atender a crescente demanda, que deverá continuar por décadas em função especialmente da maior urbanização da China, Índia etc.



Scot Consultoria: Quais as expectativas para a retomada da produção de carne suína na China em 2022 e como isso deverá afetar o setor brasileiro para a próxima temporada?



Pedro Parente: No Brasil, o preço da carne bovina reflete nos preços de outras proteínas animais, sendo considerada pelo nosso consumidor a carne mais nobre, embora a nossa carne suína tenha ganhado relevância recentemente a carne bovina tem sua importância no prato do brasileiro.



Essa retomada da produção de carne suína na China é realmente um fato que deve causar impacto, mas por outro lado a notícia do retorno do mercado chinês às compras de carne bovina traz expectativas positivas para a continuidade da firmeza desse mercado. Lembrado que os preços de suínos e aves são fortemente impactados pelos custos das commodities.



Scot Consultoria: Com um cenário de PIB comedido em meio à inflação elevada, quais serão os desafios no mercado brasileiro para 2022?



Pedro Parente: É um desafio muito grande, pois a economia tem seus rumos ditados por fatores incontroláveis. Um deles é achar um ponto de equilíbrio entre oferta e demanda da produção das commodities agrícolas.



Os estoques de passagem são muito baixos e temos uma conjuntura internacional em que não esperávamos pender para a questão energética, impactando fortemente os preços dos fertilizantes, além da política interna, enfim, são variáveis fora de controle. Particularmente, a eleição presidencial em 2022 pode impactar o cenário do agronegócio brasileiro.



Scot Consultoria: Na sua opinião, qual a importância do Encontro de Analistas para o agronegócio nacional?



Pedro Parente Esse é disparado e reconhecidamente o evento de maior credibilidade e de maior impacto no agronegócio. O evento possui altíssima qualidade nos debates e informações relevantes para a audiência tanto presencial como remota. As minhas expectativas quanto ao evento são sempre superadas.